A iniciativa reconhece mulheres cientistas e seus projetos, este ano com foco na sustentabilidade ambiental
A 3M recebe até o dia 27 de fevereiro as inscrições para a 4ª edição do programa 25 Mulheres na Ciência 2024. As candidatas interessadas poderão cadastrar seus projetos no site do Programa.
A edição deste ano conta com duas novidades: a inclusão do Canadá e uma edição especial voltada para candidatas e projetos que resolvam e melhorem aspectos específicos da sustentabilidade ambiental em países da América Latina e no Canadá.
A sustentabilidade ambiental se refere à capacidade de manter o equilíbrio e a saúde dos ecossistemas e dos recursos naturais a longo prazo, de modo que as gerações atuais e futuras possam atender às suas necessidades sem comprometer a capacidade das próximas gerações de fazerem o mesmo.
Nesse aspecto, serão considerados projetos sobre economia circular, redução da pegada de carbono, gerenciamento de água, energia, uso da terra, mudanças climáticas e proteção de ecossistemas, entre outros.
Podem ser inscritos projetos de mulheres cientistas maiores de idade, nascidas, formadas e/ou que residam em um dos países participantes. É necessário ter ao menos um protótipo ou teste piloto da ideia de inovação científica, que deverá basear-se nas áreas de STEM (em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e enquadrar-se na categoria sustentabilidade ambiental. As candidaturas podem ser realizadas clicando aqui.
A iniciativa 25 Mulheres na Ciência foi criada em 2020 e tem o objetivo de reconhecer o papel da mulher na ciência e inovação, dando visibilidade às iniciativas científicas e o impacto que elas estão gerando nas comunidades.
“Essa foi a forma que a 3M encontrou para continuar inspirando meninas, jovens e mulheres em toda a região a estudar as disciplinas STEM, e mostrar a importância de sua participação em áreas que durante muito tempo foram consideradas exclusivamente para homens”, conta Marcia Ferrarezi, gerente técnica da 3M e líder do WLF-Tech (Women Leadership Forum, em português, Fórum de Liderança Feminina) da área técnica da 3M para a América Latina.
84% dos brasileiros concordam que as mulheres são uma fonte de potencial inexplorado na força de trabalho STEM, segundo dados do Índice do Estado da Ciência 2023 (SOSI, sigla em inglês para State of Science Index), pesquisa global da 3M que apresenta a percepção da população sobre as prioridades da 3M como equidade nas áreas de STEM, carreiras técnicas, sustentabilidade, saúde e inovação.
O estudo revela, ainda, que 97% das pessoas no País estão preocupadas com as consequências das mudanças climáticas, sendo que 80% temem que o aquecimento global, definido como “mudanças de temperatura ao longo do tempo”, fará com que as pessoas sejam deslocadas das suas casas. As condições climáticas que mais causam preocupação em relação ao deslocamento de moradias são ondas de calor (94%), secas (93%), incêndios (92%), inundações (89%) e aumento do nível do mar (87%).
Assim como nas edições anteriores, o processo de avaliação para selecionar as 25 mulheres cientistas reconhecidas em 2024 será conduzido por um júri de representantes da área de Pesquisa & Desenvolvimento da 3M na região, e convidados externos com ampla experiência nas áreas de ciência, pesquisa, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo na América Latina.
Alguns dos critérios que serão avaliados na seleção das mulheres cientistas serão o potencial de amplificação e influência de cada projeto e candidatura, o potencial de impacto social direto ou indireto na região, inovação, viabilidade, carreira e formação da candidata, bem como a maturidade e aplicabilidade da ideia.
As 25 mulheres cientistas reconhecidas nesta quarta edição do programa receberão um troféu e reconhecimento por parte da 3M, ganharão visibilidade para os projetos nos meios de comunicação convencionais (imprensa escrita) e online (mídia, web, redes sociais, blogs) incluindo as redes sociais da 3M, entre outros, e inclusão dos projetos no livro digital “25 Mulheres na Ciência 2024”, incluindo uma ilustração inédita desenvolvida para cada cientista e seu projeto.
As vencedoras serão anunciadas no dia 18 de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para saber mais sobre a nova edição deste programa, os critérios, o regulamento e se inscrever, visite o site do Prêmio.