GDF marca presença em Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade

Servidores do GDF em participação de capacitação internacional. Foto: Divulgação

Evento encerra nesta sexta (15) e integrou servidores da carreira de planejamento urbano e infraestrutura

Servidores do Instituto Brasília Ambiental, mestrandos do curso Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), estão participando do III Congresso Internacional Ambiente & Sustentabilidade. O evento, que acontece de forma virtual, mas com algumas atividades presenciais como o III Simpósio Internacional de Meio Ambiente, teve início na última segunda-feira (11) e encerra nesta sexta-feira (15).

Na avaliação do Agente de Unidade de Conservação, Diego Gordinho, um dos participantes do Congresso e do Simpósio, todas as temáticas abordadas no evento são de fundamental importância para a formação que a turma de servidores está buscando. Mas ele ressalta como ponto de destaque a participação de muitos servidores da carreira de planejamento urbano e infraestrutura do Governo do Distrito Federal.

Para Gordinho a integração que o Congresso está possibilitando é muito positiva para a área ambiental. “O mais importante é a integração desses servidores com foco no meio ambiente. Todos estão estudando a parte ambiental. São engenheiros civis, arquitetos, geógrafos, geólogos, técnicos em cartografia, técnicos em edificações, entre outros profissionais de vários órgãos do GDF. O evento está possibilitando uma integração muito boa e que renderá bons frutos para a área ambiental”.

No III Simpósio, que aconteceu em Presidente Prudente, em São Paulo, de 11 a 13 de setembro, os mestrandos fizeram apresentações em banner, em forma de resumo expandido, de seus trabalhos do curso. Estiveram em debate no Simpósio temas como Saúde e Doenças Tropicais Negligenciadas, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Valorização Energética de Resíduos Sólidos, Psicologia Ambiental Comunitária, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Energias Renováveis e seus Impactos, entre outros.

Os mestrandos participaram também de visita técnica de campo no Parque Estadual Morro do Diabo, a 680 km de São Paulo, e com 34.000 hectares de Mata Atlântica. “Fizemos uma trilha guiada subindo o morro e conhecendo todo o parque, sua gestão e espécies nativas da região. Houve a interação de todos com a gestão da unidade”, conta Gordinho.

Além de Diego Gordinho, participaram do Congresso os servidores do Brasília Ambiental: Bruno Cesar Rabelo Rodrigues, Flávio Pereira Madriles, Gesisleu Darc Jacinto, Jucimar Alves Reis e João Paulo Morais Faria Alves.

 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?