A primeira etapa do projeto neste ano capacitou mais de 1.200 pessoas. Agora, o CUFA Empreenda vai acontecer em formato híbrido
Na nova temporada do CUFA Empreenda, a entidade vai disponibilizar três cursos e as inscrições podem ser feitas pelo site (http://www.cufaempreendadf.com.br/). As turmas são: transforme sua ideia em roteiro com Anderson Quack (17, 18 e 19/08, 19h30 às 21h30); Tá na mão, produção de vídeos com Smartphone, com Edson Barreto (23 a 27/08, 19h30 às 21h30); e Negócios digitais: da favela para o mundo, com Leila Ribeiro (30/08 a 03/09, 19h30 às 21h30), todos em modo virtual, pela plataforma Zoom.
Os cursos são digital, mas a ideia é migrar para o modelo híbrido, com aulas semi-presenciais. E o presidente da CUFA-DF celebra o sucesso da primeira fase e reforça os cuidados que a entidade está tomando para garantir o sucesso da nova temporada.
“Tivemos a imensa satisfação de qualificar mais de mil e duzentas pessoas em nossa etapa inicial de 2021. É um número muito expressivo, diante do panorama difícil que enfrentamos hoje em dia. Diante disso, queremos dar seguimento ao projeto, ampliando as possibilidades de formação para alcançar ainda mais profissionais. A novidade desta segunda fase é o formato híbrido. Acreditamos que, conforme o processo de vacinação avança, podemos começar a experimentar o modo semi-presencial em algumas aulas, buscando, evidentemente, sempre manter a segurança das pessoas inscritas. Essa proposta pode tornar algumas atividades mais eficientes e interessantes a depender do curso. No fim das contas, seguimos com a filosofia de sempre incrementar nosso trabalho para oferecer o melhor à comunidade”, afirma Bruno Kesseler.
Com os recursos do Ministério Público do Trabalho e em parceria com a Projeto SA e o Cresce DF, o CUFA Empreenda realizou 15 cursos, entre dezembro de 2020 e maio de 2021, totalizando 125,5 horas/aula. Todas elas aconteceram em modo virtual, por meio das plataformas Zoom e EAD. Ao todo, o projeto qualificou 2000 participantes e emitiu seus respectivos certificados. Desde então, a quantidade de novos seguidores nas redes sociais subiu para mais de 1500 pessoas.
O responsável por garantir esses recursos para o Empreenda foi o procurador Paulo Neto. Ele explica que o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) tem requisitado, em suas ações judiciais, a reversão das indenizações para instituições sem fins lucrativos: “a legislação permite destinar recursos provenientes de TACs, Decisões ou Acordos Judiciais para entidades de interesse social, o que é uma prática no Ministério. O sucesso de iniciativas como o CUFA Empreenda é o melhor retorno a ser dado para a sociedade por aquelas empresas que cometeram irregularidades. A capacitação profissional, o treinamento e a inserção do jovem no mercado de trabalho – especialmente os mais vulneráveis – é fundamental para alcançarmos o objetivo primordial do MPT-DF: uma sociedade justa, democrática e com oportunidades para todos”.
Pensando justamente em democratizar oportunidades, a iniciativa da CUFA traz figuras renomadas para seu corpo de ministrantes. Anderson Quack, cineasta e especialista em roteiro audiovisual é uma dessas personalidades. Ele revela ao público um pouco do que se pode esperar em suas aulas: “um dos propósitos da formação é tirar a ideia da cabeça e trazer para o papel. O curso traz um exercício importante para quem quer escrever: o estímulo à escrita de uma página por dia. A partir disso, proponho um olhar de identificação sobre qual gênero encaixa melhor com sua idéia”.
CUFA Empreenda – Segundo semestre
Local: plataforma virtual Zoom.
Inscrições: www.cufaempreendadf.com.br
Redes: https://www.instagram.com/
Cursos:
Transforme sua ideia em roteiro.
Ministrante: Anderson Quack.
Data: 17, 18 e 19 de agosto.
Horário: 19h30 às 21h30.
Tá na mão, produção de vídeos com Smartphone.
Ministrante: Edson Barreto.
Data: 23 a 27 de agosto.
Horário: 19h30 às 21h30.
Negócios digitais: da favela para o mundo.
Ministrante: Leila Ribeiro.
Data: 30 de agosto a 03 de setembro.
Horário: 19h30 às 21h30.