5 dicas para montar uma boa equipe no começo do ano

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Foto: Divulgação

Especialista do app Trampolim dá dicas de como montar uma boa equipe e evitar o turnover na empresa

Ano novo, emprego novo? E neste momento, muitas empresas buscam reforços dos times, mas os empregadores esbarram na seguinte questão: como encontrar o colaborador ideal? Aquele que combina com a mentalidade da empresa e que tenha as habilidades necessárias para desempenhar um bom trabalho? E claro, que no fim, resulte na formação de uma boa equipe.

Bruno Rizzato, diretor do Trampolim, recomenda que recrutador tenha claro o perfil de profissional que ele precisa para a sua equipe. “Eses filtros tornam o processo seletivo mais assertivo, agilizando a jornada e produzindo melhores resultados”, afirma. Outra dica é investir na retenção de talentos. “Uma vez que encontrar o funcionário certo para a sua empresa é tão difícil, não faz sentido perdê-lo”, explica Rizzato.

Segundo Dieese e Robert Half, o Brasil é o campeão mundial de turnover – ou rotatividade no ambiente de trabalho -, com índice médio de 3,79% por mês. Confira outras dicas do especialista para formar a equipe dos sonhos: 

1-Tenha em mente o que procura

Se está com vagas abertas e procura preenchê-las, comece definindo quais habilidades e experiências devem fazer parte do currículo do novo funcionário para atender àquela posição. Parece um pouco óbvio, mas ao manter essa regra você retém perfis indesejados.

2- Use a tecnologia a seu favor 

O segundo passo é publicar a vaga em plataformas online. Essas ferramentas garantem mais visibilidade para a sua vaga e ajudam você a organizar os currículos de acordo com o perfil do profissional desejado, como é o caso do app Trampolim. Além disso, o serviço mapeia os candidatos mais próximos ao local de trabalho, aumentando as chances de retenção na empresa.

3- Peça indicações

Valorize as indicações da própria equipe. Pode parecer algo antigo e fora de moda, mas ainda é muito eficiente, uma vez que os funcionários, já conhecendo a empresa e a rotina do ambiente, pensarão em um possível colaborador que se encaixe no perfil da empresa.

4- Valorize o trabalho em equipe

Prefira profissionais que tenham facilidade em trabalhar em equipe. Isso facilita o desenvolvimento das tarefas diárias, fomenta um ecossistema de aprendizado contínuo a partir da troca de experiências e garante um ambiente de trabalho agradável. 

5- Busque referências

Buscar referências com antigos chefes é uma boa estratégia para identificar os pontos fortes e fracos do candidato, e entender o motivo do desligamento da empresa anterior. Assim, você saberá como aquele profissional poderá contribuir para o crescimento da sua empresa.

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