
Capital federal se destaca entre os destinos mais procurados por turistas nacionais e internacionais, impulsionada por gestão estratégica, eventos de grande porte e atrações culturais e cívicas
O turismo em Brasília registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025, consolidando o Distrito Federal como um dos destinos mais atrativos do Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o movimento de turistas internacionais no Aeroporto Internacional de Brasília cresceu 39%, refletindo o aumento da procura pela capital federal.
Entre os destaques, Brasília foi eleita um dos 25 destinos globais mais procurados pela plataforma Airbnb e entrou para o ranking internacional da InsureMyTrip como um dos destinos favoritos para nômades digitais. A cidade também foi reconhecida como a mais sustentável do Centro-Oeste, segundo o Ranking de Cidades Sustentáveis 2025 da plataforma Bright Cities.
“O turismo em Brasília não é apenas uma atividade econômica. É também uma forma de conectar pessoas à história, à arte e à diversidade do nosso território”, afirma o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo. Segundo ele, os resultados são fruto de uma gestão estratégica, com foco em inovação, promoção cultural e diálogo com o setor.
Eventos movimentam economia e atraem visitantes
O aumento no fluxo turístico também está associado à realização de grandes eventos. Apenas no primeiro semestre, a capital recebeu mais de 1 milhão de pessoas no aniversário de Brasília, 150 mil fiéis na Via Sacra do Morro da Capelinha e mais de 10 mil participantes no 33º Congresso Abes/Fitabes.
Espaços requalificados, como a Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, também contribuíram para o aumento da visitação. O local, reaberto em junho de 2024, já recebe mais de 14 mil visitantes por mês, funcionando como café-escola e Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
“O volume de atendimento nos CATs praticamente triplicou. É uma mudança visível”, destaca Bernardo Córdova, técnico da assessoria da Secretaria de Turismo.
Artesanato e turismo cultural ganham força
A valorização do turismo cultural e do artesanato local também reforça o novo momento do setor. Na área externa da Catedral Metropolitana, o presidente da associação de artesãos, Glauco Lopes, celebra o aumento de 100% nas vendas: “Somos gratos à Catedral e ao Governo do Distrito Federal por nos permitir mostrar nosso trabalho. O turismo está aquecido”.
Entre os investimentos do GDF está a manutenção da própria Catedral, com R$ 957 mil já pagos de um total de quase R$ 3 milhões, destinados à conservação de obras de arte e estrutura histórica, em conformidade com o Iphan.
Conectividade internacional
Brasília também vem se consolidando como um dos principais hubs aéreos do país, com ampliação de voos internacionais, como a nova rota direta para Bogotá, anunciada neste semestre.




















