Em meio às transformações aceleradas na indústria automobilística global, 2025 promete ser um ano de profundas mudanças, com impactos significativos no Brasil, impulsionados pelo cenário macroeconômico de fim de ano. Para ajudar o setor automotivo e os consumidores a se prepararem para essa nova fase, a MegaDealer lançou o guia ‘Sete Tendências da Indústria Automobilística no Brasil para 2025’, baseado no renomado Estudo Performance de Veículos Usados (PVU), desenvolvido a partir dos dados da plataforma Auto Avaliar.
Segundo o CEO da Auto Avaliar, J.R. Caporal, apesar dos desafios econômicos, o próximo ano trará oportunidades marcantes, impulsionadas pela evolução tecnológica e por novos modelos de negócios. “O Guia com as sete tendências é um mapeamento estratégico dos principais caminhos que o setor seguirá em 2025. Ele oferece uma visão ampla para que empresas e consumidores ajustem suas decisões de maneira mais precisa e ágil”, destaca.
Com insights valiosos, o guia se apresenta como uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios e aproveitar ao máximo o potencial de crescimento e inovação que o setor automotivo reserva para o próximo ano.
Segundo o mapeamento, as sete tendências são as seguintes:
- Aumento no custo do crédito: Em função da depreciação no cenário econômico local e aumento das taxas de juros, esse fator representará um desafio para expansão das vendas.
- Crescimento das vendas dos veículos elétricos e híbridos novos: Como consequência dos primeiros carros sendo produzidos em fábricas no território brasileiro com destaque para as marcas chinesas que entregaram tecnologia e design que agradaram ao consumidor brasileiro.
- Concentração e fortalecimento dos grupos de concessionárias: Essas instituições estão se tornando cada vez mais competitivas no Brasil e já apresentam a possibilidade de abertura de capital na Bolsa de Valores.
- Pressão por aumento de preços nos carros 0km: Será um efeito da alta do dólar que atinge componentes importados nos veículos e operações logísticas. Da mesma forma, os carros usados serão impactados e terão aumento do ticket médio de venda e de preços.
- As redes de concessionárias e lojistas permanecerão com alta rentabilidade em carros usados: Veremos também um crescimento acentuado do volume de carros eletrificados usados, uma vez que os primeiros clientes estarão completando o ciclo de troca após dois anos de uso.
- Continuidade do processo de fusões e aquisições entre as montadoras num âmbito global: Neste sentido, temos como exemplos Honda e Nissan, Stellantis, Tata e JLR, entre outras. Este movimento provocará transformações no mercado nacional.
- Aumento da satisfação do consumidor com a experiência de compra do veículo: Este sentimento será transmitido através da modernização e melhoria de processos, da utilização de diversos canais de venda (omnichannel) e principalmente das plataformas digitais de e-commerce.