Rubens Barrichello conquista o título da NASCAR Brasil Series 2025

Foto: Clayton Medeiros / SiGCom

Rubens Barrichello sagrou-se campeão da NASCAR Brasil Series 2025 neste domingo, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O piloto da Full Time, ao terminar a prova final em quinto lugar, garantiu o título Overall e assegurou sua entrada no Hall da Fama da NASCAR, em Charlotte, nos Estados Unidos.

Com 300 pontos acumulados na temporada, Barrichello superou Thiago Camilo, que terminou o campeonato na segunda posição com 274 pontos. O vencedor da última corrida do ano foi Vitor Genz, da RMattheis, que subiu ao lugar mais alto do pódio na etapa decisiva.

Emocionado, Barrichello dedicou a conquista aos filhos e agradeceu à equipe. “Preciso agradecer ao pessoal da Full Time por ter me entregue um carro muito competitivo. Dedico essa conquista aos meus filhos. Entrei no carro sem saber como seria, e o Dudu me orientou sobre o comportamento da máquina. Na prática, tudo aconteceu como previsto”, declarou o campeão.

Além da tradicional Bill France Cup, Barrichello recebeu um bracelete exclusivo de prata e couro, símbolo inédito do título na categoria. Ele se tornará o terceiro piloto da NASCAR Brasil a ser imortalizado no Hall da Fama da marca americana.

Outros campeões da temporada

No campeonato Challenge, destinado a pilotos em desenvolvimento, o título ficou com Jorge Martelli, da Team RC, que somou 340 pontos e superou Alfredinho Ibiapina por apenas cinco pontos. Gui Backes venceu a prova final desta divisão.

“Minha felicidade é contagiante. Quero agradecer à torcida, aos meus patrocinadores e à minha equipe, que teve um desempenho excepcional”, disse Martelli, que anunciou sua promoção para a categoria principal a partir de 2026.

Na Special Edition, torneio que reúne as três etapas finais com regulamento diferenciado, Gabriel Casagrande conquistou seu tricampeonato. Na divisão Challenge da Special Edition, o campeão foi Alfredinho Ibiapina.

“Estou feliz com esse meu terceiro título na Special Edition. Terminar a temporada podendo celebrar mais um título é maravilhoso, e espero que em 2026 tenha mais”, celebrou Casagrande.

Premiações especiais

A cerimônia de encerramento também destacou os pilotos Tito Giaffone, eleito o piloto revelação do ano, e Alfredinho Ibiapina, premiado como Rookie of the Year (melhor estreante).

“Este ano foi incrível. Foi um resultado muito maior do que sonhava neste meu primeiro ano na NASCAR Brasil. Estou ansioso e pronto para mais desafios em 2026”, afirmou Ibiapina.

A NASCAR Brasil Series encerra sua temporada de 2025 e retornará às pistas em março de 2026, prometendo mais emoções com o novo carro RiSE26, que deve elevar ainda mais o nível da competição.