Real Leather. Stay Different. abre inscrições no Brasil e convida estudantes a criar o futuro da moda sustentável

Foto: divulgação

O Leather and Hide Council of America (LHCA), entidade sem fins lucrativos que representa a indústria de couros e peles dos Estados Unidos, anuncia a abertura oficial das inscrições da competição de design Real Leather. Stay Different. (RLSD) 2026 no Brasil. 

Em sua sexta edição global, já revelou jovens criadores que seguiram carreira em marcas como Christian Louboutin, Dior, Louis Vuitton e Loewe, com júris formados por profissionais de grandes casas de moda e veículos internacionais como Hugo Boss, Wonderland e Harper’s Bazaar. A Real Leather. Stay Different. International Student Design Competition é um concurso voltado a estudantes de moda e design que valorizam a individualidade, acreditam na criatividade consciente e desejam explorar a beleza, a versatilidade e a sustentabilidade do couro como material nobre e natural.

Agora, a partir do dia 12 de janeiro e até dia 31 de março de 2026, estudantes da área poderão se inscrever, enviando seus projetos por meio da plataforma Real Leather. Stay Different.: basta acessar a home, clicar em “Design Competition” e selecionar a página “Brazil Region” pelo link

A competição integra uma campanha global que promove o uso do couro na moda, no design e na arte artesanal, destacando a sustentabilidade, o slow fashion e a valorização de materiais naturais. O LHCA educa e inspira a nova geração de criadores da moda e do design sustentável, reforçando o compromisso de valorizar o couro como um material autêntico, de alta qualidade e essencial para o futuro da moda responsável. 

A edição conta com o apoio institucional do CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil), entidade representativa da indústria do couro no país, que atua na qualificação, no fortalecimento e na promoção do setor, com foco em sustentabilidade, rastreabilidade e no uso responsável do couro. Nesse contexto, os participantes são desafiados a desenvolver peças autorais que contenham, no mínimo, 50% de couro, aliando viabilidade comercial, durabilidade e design com propósito. Os projetos podem concorrer em três categorias — vestuário, calçados e acessórios, além de concorrer à votação popular online People’s Choice Award. Apenas os finalistas selecionados pelos jurados de cada categoria receberão, gratuitamente, o couro fornecido pelos curtumes associados ao CICB para o desenvolvimento de seus projetos. Os vencedores por categoria serão contemplados com troféu e certificado, e o vencedor geral ganhará uma viagem com todas as despesas pagas para o evento final da Competição internacional, representando o Brasil na cerimônia.