
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está lançando a campanha Climate Counts, em português “O Clima Conta”, que busca narrar a história das mudanças climáticas por meio de números e inspirar ações com base em fatos concretos.
A iniciativa apresentará trinta fatos sobre o clima, cada um acompanhado por um visual de impacto, projetado para tornar as mudanças climáticas algo pessoal, de fácil compreensão e urgente para o público.
A campanha integra os esforços do PNUD para ampliar a conscientização e mobilizar comunidades antes da Conferência do Clima COP30, que ocorrerá em Belém entre 10 e 21 de novembro. Este ano também marca o décimo aniversário do Acordo de Paris, um marco significativo para a ação climática global.
Cassie Flynn, diretora global de Mudanças Climáticas do PNUD, afirma que, com a aproximação da COP30 e a apresentação de novas metas no âmbito do Acordo de Paris, a mensagem é clara: não há tempo a perder. Ela destaca que este é o momento de transformar planos em progresso, e que a Climate Counts evidencia por meio de trinta fatos concretos como uma ação climática ousada pode impulsionar prosperidade, resiliência e justiça, reafirmando que o que é bom para o planeta também é bom para as pessoas.
Diante do aumento da desinformação relacionada ao clima, a campanha também busca promover o letramento climático, capacitando indivíduos e comunidades para que possam agir e exigir ações climáticas mais ambiciosas. O engajamento dos cidadãos é considerado crucial, especialmente enquanto os países se preparam para apresentar e implementar seus planos climáticos nacionais atualizados, conhecidos como Contribuições Nacionalmente Determinadas.
Para amplificar a campanha, Embaixadores da Boa Vontade do PNUD e jovens líderes climáticos ajudarão a compartilhar esses fatos globalmente. O material estará disponível inicialmente em inglês, francês, espanhol e português, com previsão de inclusão de outros idiomas posteriormente.
A Climate Counts se baseia no trabalho mais amplo do PNUD em ação climática e ciência baseada em evidências. Por meio da Climate Promise, considerada o maior portfólio climático das Nações Unidas, o PNUD apoia mais de 140 países, com mais de 2,45 bilhões de dólares em financiamento por meio de subsídios. Esse trabalho é sustentado pela expertise da organização em adaptação, mitigação, mercados de carbono, clima e florestas, riscos climáticos e segurança, além de estratégias e políticas climáticas.




















