Hackathon entre Hidrovias do Brasil e Unicamp destaca soluções inovadoras para desafios reais

Foto: Pexels

A Hidrovias do Brasil, especializada em soluções logísticas integradas, e o curso de Engenharia de Transportes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) concluíram no dia 16 de dezembro o evento de encerramento da primeira edição do Hackathon Criando Soluções Inovadoras. O objetivo da iniciativa foi integrar teoria e prática, desenvolvendo habilidades profissionais e acadêmicas dos participantes, além de proporcionar a oportunidade de enfrentarem e resolverem desafios reais nas áreas de logística, operação hidroviária, tecnologia e sustentabilidade. O resultado final trouxe propostas inovadoras para aprimorar as operações e fomentar o crescimento da empresa.

Das doze equipes participantes, cinco apresentaram suas soluções, sendo avaliadas por um grupo de 18 profissionais de diversas áreas, com base em critérios como inovação, viabilidade técnica, impacto e apresentação. Os alunos desenvolveram projetos focados em sustentabilidade e eficiência nas operações portuárias e fluviais.

A equipe AHC, vencedora do Hackathon, apresentou propostas inovadoras para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, incluindo uma ferramenta para otimizar a gestão de frotas no transporte hidroviário em função das mudanças climáticas. Foram sugeridas quatro soluções: um catalisador adaptável, um painel de controle inteligente e uma carregadeira elétrica, todos com potencial significativo para diminuir as emissões de GEE. Para a gestão de frotas e adaptação às mudanças climáticas, foi proposta uma calculadora de barcaças e um aplicativo para planejamento fluvial que considera calado, peso máximo e tempo de viagem.

“As ideias apresentadas estão alinhadas aos desafios da Hidrovias do Brasil e podem ser incorporadas às nossas operações. Estamos orgulhosos de termos contribuído para o desenvolvimento desses jovens talentos e satisfeitos com o sucesso do Hackathon. Investir em educação é fundamental para a inovação e o progresso sustentável no setor de logística e transportes, além de ser essencial para construir um futuro melhor”, afirma Mariana Yoshioka, Diretora de Engenharia e Inovação da Hidrovias do Brasil.

Todos os participantes receberam reconhecimento pelo seu esforço, e as três equipes que desenvolveram as melhores soluções foram premiadas com mentoria de carreira, três estágios remunerados de verão (de 15/01/2025 a 15/02/2025) na Hidrovias do Brasil, além de apoio financeiro e uma visita técnica guiada à operação da empresa no Porto de Santos.

O Hackathon teve como propósito proporcionar aprendizado, conexões e contribuições para o futuro do transporte hidroviário, reforçando o compromisso da Hidrovias do Brasil em promover a inovação e a sustentabilidade, ligando talentos acadêmicos às demandas reais do mercado.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?