Gratuita e online, 4ª Mostra de Cinema Israelense traz seleção de filmes contemporâneos que retratam o cotidiano local

Foto: Pexels

O Instituto Brasil-Israel (IBI), com apoio do Sesc e do Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza, entre 10 e 19 de novembro, a 4ª edição da Mostra de Cinema Israelense. Os filmes serão exibidos online e gratuitamente na plataforma do Sesc Digital.

A curadoria da mostra é de Bruno Szlak, que traz uma seleção de filmes contemporâneos que retratam o cotidiano israelense. A programação foi pensada para agradar gostos variados, com romance, drama e suspense, com filmes como The Road To Eilat, que conta a história de um pai que viaja com seu filho a bordo de um trator pelo país enquanto tentam reconstruir a relação de carinho entre eles; Cabaret Total, que narra a saga de um ator fracassado que tenta retomar a carreira; e Real Estate, que traz a história de um casal prestes a ter o primeiro filho. Outros títulos que compõem a mostra online e gratuita são Halisa, que traz para a telona questões que envolvem estruturas familiares e sociais em transformação; EID, que conta o drama de jovem que viveu na divisa entre seu mundo interior e a vida destinada a ele; e Soda, drama que traz uma profunda crise moral vivida pelo protagonista.

A 4ª Mostra de Cinema Israelense se encerra com a exibição do documentário Holding Liat, que narra o drama vivido pela família Beinin‑Atzili após a sequestro de Liat, cidadã israelense-americana, durante o ataque da Hamas ao Kibutz Nir Oz em 7 de outubro de 2023. O filme ganhou o Prêmio de Documentário da Berlinale 2025 e o Prêmio do Júri Ecumênico, abrindo caminho para sua elegibilidade ao Oscar na categoria melhor documentário.

Serviço

4ª Mostra de Cinema Israelense

De 10 a 19 de novembro de 2025
Online e gratuito
Assista na plataforma do Sesc Digital.
Mais informações em institutobrasilisrael.org.