Festival de teatro para bebês chega à sua 10ª Edição, entre os dias 1º e 20 de agosto

Festival Primeiro Olhar. Foto: Nath Britto

De Brasília, a mais importante mostra internacional de artes cênicas para a primeira infância (de 0 a 5 anos), no Brasil – O Festival Primeiro Olhar em 2024 faz sua programação chegar a públicos com pouco ou nenhum acesso à arte e cultura

Com realizadores da França, Chile, Distrito Federal e São Paulo, a 10ª Edição do Festival Primeiro Olhar promove sessões de espetáculo, oficinas e vivências. Atividades que serão realizadas em creches, maternidades e na casa abrigo, restritas às pessoas atendidas, e dois finais de semana com sessões abertas ao público no “Panteão da Pátria e da Liberdade”, na Praça dos Três Poderes.

Consolidado como o mais importante festival de artes cênicas para a primeira infância no Brasil, o Primeiro Olhar, idealizado pela atriz e pesquisadora Clarice Cardell, fez escola ao inspirar a criação de trabalhos dedicados a este público por outros grupos. Como é no caso dos brasilienses Coletivo Antônia, Celeiro das Antas e Cia. Psoas e Psoinhas. Esses dois últimos tiveram trabalhos convidados para integrar a programação do Festival neste ano.

Segundo Clarice, “promovemos o festival com o objetivo de sensibilizar e formar novas plateias para as artes por meio de uma programação gratuita, que vai de encontro às pessoas, e 100% dedicada a um público bem específico”, detalha a artista que também assina a curadoria do Festival. Outra qualidade da programação é a realização de atividades – de metodologia adaptada as necessidades próprias desta faixa etária – que incentivam a interação entre pessoas, familiares e comunidades escolares.

Realizado com patrocínio da Neoenergia Brasília e de iniciativa do Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC), e com apoios da Embaixada da França e do Instituto Francês, o Festival Primeiro Olhar, entre os dias 1º e 20 de agosto, vai à Ceilândia, Sol Nascente, Samambaia e Paranoá com atividades e apresentações para professoras e professores da educação infantil, mulheres vítimas de violência ou bebês prematuros.

A programação aberta ao público será nos dias 10 e 11, com a apresentação do espetáculo Batu, da Cia. Artefactos Bascos de SP, e no sábado e domingo seguintes (17 e 18), com a peça Twinkle, da Cie. Lunatic da França. As sessões acontecem no interior do Panteão da Pátria e da Liberdade (Praça dos Três Poderes), sempre às 11h e às 16h, com entrada franca, de classificação indicativa recomendada a bebês de 0 a 5 anos e para um público de até 70 pessoas (reserva antecipada no e-mail: primeiroolharingressos@gmail.com e retirada de ingressos por ordem de chegada a partir de uma hora antes de cada sessão).

Ficha técnica:

Direção artística e produção executiva: Clarice Cardell | Direção de produção: Claudia Leal | Assistentes de produção: Kakau Teixeira e Volia Pedrosa | Técnico: Edezio Araújo | Projeto gráfico: Gabriel Guirá | Gestão de redes sociais: Five Marketing | Fotografias e redes sociais: Gabriela Cardell | Assessoria de imprensa: Território Comunicação | Contabilidade: Inovar Contabilidade

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?