
A arquitetura monumental de Oscar Niemeyer ganha vida e voz a partir deste mês. Como opção de lazer cultural para as férias escolares, o Congresso Nacional retoma o Projeto Visite Encena, uma iniciativa premiada que transforma os corredores do Parlamento em palco para o teatro. Aos finais de semana, visitantes que realizam o tour guiado são surpreendidos por personagens históricos e artísticos que ajudaram a construir a identidade brasileira.
Em sua terceira edição, sob o tema “Vozes que Constroem o Brasil”, o projeto oferece uma experiência de educação com entretenimento, ideal para famílias e turistas. Durante o percurso pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, esquetes teatrais surgem inesperadamente, quebrando a formalidade do ambiente político e convidando o público a um mergulho lúdico na história.
O que o público vai encontrar?
Ao todo, quatro cenas inéditas são apresentadas. Entre os destaques, o público poderá “encontrar” a figura de Athos Bulcão, compartilhando sua visão poética e modernista sobre os espaços, e se emocionar com a representação dos Candangos, os operários que ergueram a capital do país.
A diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Juliana Borges, explica que o projeto busca proporcionar uma experiência lúdica e instigante àqueles que visitam o Congresso: “Nosso objetivo é fazer com que os cidadãos se apropriem cada vez mais da história do Palácio do Congresso Nacional, que é também a sua história”.
Utilidade pública e cidadania
Vencedor do Prêmio Opinião Pública em 2010, o Visite Encena reforça a vocação do Parlamento como espaço de educação para a cidadania. Além das intervenções artísticas, o visitante percorre os salões Verde e Azul, os plenários e conhece o acervo artístico e arquitetônico das duas Casas.
As apresentações ocorrem aos finais de semana, em quatro horários: 10h, 11h30, 14h30 e 16h. A entrada é franca e não precisa agendar.
SERVIÇO
- Onde: Palácio do Congresso Nacional
- Quando: finais de semana de dezembro.
- Horários das intervenções: 10h, 11h30, 14h30 e 16h
- Quanto: entrada gratuita
- Informações: www.congressonacional.leg.br/visite
- Rede social: visiteocongresso




















