Evento na UnB destaca imigração italiana no Brasil e a obra de Zélia Gattai

Brasília recebe, no dia 13 de outubro, evento sobre identidade, cultura e imigração italiana com participação da pesquisadora Antonella Rita Roscilli

A Embaixada da Itália em Brasília, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), promove no dia 13 de outubro de 2025, às 10h, o evento “A imigração italiana no Brasil e a língua como espaço de identidade e cultura: Zélia Gattai Amado”. A atividade acontece no Auditório do Instituto de Letras da UnB, no Mezanino Norte do Instituto Central de Ciências (ICC), campus Darcy Ribeiro. A entrada é gratuita, com direito a coffee break e distribuição limitada de exemplares do livro em destaque.

O encontro contará com a participação da escritora e pesquisadora Antonella Rita Roscilli, que apresentará sua obra “Zélia Gattai Amado e l’Emigrazione italiana in Brasile” (Ed. Cosmo Iannone, 2024). A obra explora o fenômeno da chamada Grande Emigração Italiana Ultramarina, entre o final do século XIX e início do século XX, oferecendo depoimentos, documentos inéditos e histórias como a da Colônia Cecília, no Paraná.

A autora traça um paralelo entre esse processo migratório e a trajetória de Zélia Gattai Amado, filha e neta de emigrantes italianos. Roscilli — biógrafa oficial de Zélia — reconstitui sua vida e o legado cultural deixado por ela, ao lado de seu companheiro, o escritor Jorge Amado.

Sobre a autora Antonella Rita Roscilli

Antonella é escritora, jornalista, tradutora e acadêmica italiana, com formação em Literaturas Modernas pela Universidade La Sapienza, em Roma. No Brasil, é mestre e doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando também como pesquisadora do CNPq e editora da revista intercultural “Sarapegbe”. Foi homenageada em 2022 com a Medalha Teresa Cristina, concedida pela Embaixada do Brasil em Roma.