Cadastro será aceito até o dia 23 de outubro
Estão abertas as inscrições para o ciclo 5 do Programa de Inovação Aberta do iCON Hub. O edital com o descritivo e os desafios propostos pelas mantenedoras estão disponíveis aqui. O encerramento das inscrições será no dia 23 de outubro.
Caso você tenha perdido o webinar de apresentação dos detalhes dos desafios, assista a íntegra aqui. Inscreva a sua startup aqui.
Desafios
Idibra – Como podemos reduzir o tempo do processo de incorporação para viabilizar projetos junto aos órgãos externos, para reduzir prazos, custos e retrabalhos?
Busca-se a automatização do processo de regularização imobiliária desde o momento da incorporação e aquisição dos terrenos até a finalização (averbação da construção e instituição condominial). Atualmente, todas as entregas aos órgãos externos são realizadas de forma manual e individual, criando gargalos na identificação de divergências a tempo, o que propicia erros, devido ao alto volume da documentação gerada e acarreta em atrasos, com possibilidade de multas, dificuldade de acompanhamento do processo e falta de agilidade na tomada de decisões. Os órgãos relacionados muitas vezes não apresentam digitalização dos processos internos e há mudanças frequentes (legislativas ou de projeto) que contribuem para retardar ainda mais o processo. Tem-se como objetivo, a automação dos processos de incorporação, com inserção de alertas de prazos e restrições, visando maior otimização de tempo e redução dos custos.
Marquise – Como podemos otimizar nossos produtos e processos a fim de reduzir os custos de obra e melhorar a competitividade e os resultados da empresa?
Atualmente, nossos orçamentos Executivos de Obra estão sendo fechados acima do custo dos Orçamentos Paramétricos (viabilidade inicial), dificultando o atingimento das metas esperadas pelos acionistas, fazendo com que não consigamos comprar novos terrenos e, consequentemente, lançar novos empreendimentos. A empresa busca a redução do custo de obra com utilização de novos materiais e tecnologias, otimização de produtividade no canteiro de obras e melhorias no desenvolvimento dos produtos que NÃO se encaixe em soluções concernentes à gestão de obras, logística de canteiro e planejamento.
Mota Machado – Como fazer o acompanhamento (previsto x realizado) e reprojeção da viabilidade do empreendimento ao longo do tempo?
A empresa realiza atualmente estudos de viabilidade (no sistema VIABIL) anteriores ao lançamento do empreendimento, que não são atualizados posteriormente, de acordo com o desenvolvimento do projeto. Tem-se como objetivo, acompanhar mês a mês a evolução dos indicadores (previsto x realizado), conforme andamento do empreendimento, podendo-se reprojetar ou atualizar os indicadores “a realizar” (custo, venda, despesas). As informações concernentes “à realizados” são gerados e consolidados no ERP RM TOTVs, e as previsões e análises são desenvolvidas em planilha excel. Devido ao grande volume de dados, com origens em diferentes sistemas, e ausência de integração e comunicação entre estes, as análises desenvolvidas não conseguem ser atualizadas e reprojetadas de maneira objetiva e eficaz. Há ainda, o desejo em possibilitar a inteligência de construção de cenários futuros e divergentes para facilitar as análises e tomada de decisão.
Trisul – Digitalização do processo de lançamento e aprovação de Documentos Fiscais para pagamento a fornecedores.
O desafio propõe a digitalização do processo de lançamento e aprovação de documentos fiscais, considerando o volume de retrabalho em sistemas distintos que não se integram. Além disso, há uma dificuldade dos municípios em disponibilizar as notas fiscais de serviço em um layout padronizado. Identificamos também que a complexidade do processo atual (com inputs manuais) favorece erros por parte dos usuários. Temos por objetivo a diminuição de trabalhos manuais, redução de custos (pagamento de juros), automatização de processos, a fim de liberar a equipe para desenvolvimento de atividades estratégicas da área. Já houve uma tentativa de realizar integração entre sistemas, a partir dos próprios fornecedores, não havendo sucesso da iniciativa, entretanto, a empresa continua aberta a novas proposições nesse aspecto.
Cronograma
Ainda dentro do processo do ciclo, a comunicação das startups selecionadas para o Bootcamp será no dia 9 de novembro, para participarem dos encontros que ocorrerão a partir de 21 de novembro. A comunicação das startups selecionadas para a Prova de Conceito (PoC), a partir de 28 de novembro.
Histórico
Desde sua fundação em dezembro de 2019, o iCON Hub vem expandindo sua comunidade digital com a presença de praticamente 2 mil pessoas, que interagem entre si e com as empresas do Hub por meio dos conteúdos compartilhados: pelo canal no YouTube, que conta com aproximadamente 3 mil visualizações; pela newsletter semanal que conta com mais de 600 leitores engajados em média (newsletter semanal com mais de 100 edições).
Os dois primeiros ciclos definiram seis temáticas: Experiência do cliente, Gestão sustentável, Eficiência operacional, Comercial, Marketing e Vendas, Industrialização e digitalização de processos e Qualidade. Todo o processo das duas etapas somou 57 desafios mapeados, 14 priorizados e 18 workshops realizados. Por fim, o funil de soluções contou com 168 startups inscritas de diversos estados e internacionais também, além de 54 startups selecionadas para o Bootcamp (semana de imersão das startups com as equipes das empresas mantenedoras), sendo que 50 participaram da definição de escopo, 41 participaram do Pitch Day e 9 foram selecionadas para implantação.
Já o terceiro ciclo do Programa de Inovação Aberta do iCON Hub lançou um desafio que visava à melhoria e a eficiência dos processos, gerando informações confiáveis para melhorar a gestão do relacionamento com os fornecedores, garantir a segurança da informação e aumentar o controle.
As soluções para os desafios apresentados no Ciclo 4 foram demandas da Trisul, relacionadas à notificação de fornecedores e automação de processos de fluxo de caixa.