O Capital Moto Week contará com o espaço “Arte em Ação” que oferecerá ao público o melhor da Cultura Charme com música negra, oficinas de dança e a arte gráfica com a criação de painéis de grafite
O Capital Moto Week (CMW) está de volta com uma programação inclusiva, diversificada e cheia de atrações. Uma das novidades este ano é o espaço “Arte em Ação” que promete trazer a arte de rua para o festival. As atrações acontecem nos dias 25, 26 e 27 de Julho, sempre das 15h às 18h com entrada gratuita.
O evento contará com DJ’s ao som da Música Negra (R&B, Soul, New Jack, Hip Hop e Afrobeat), Oficinas de Passinhos e Dança Livre e o Grafite na confecção de painéis.
O Projeto
O “ Arte em Ação” tem um formato itinerante realizado pelo Andanças DF, um coletivo de empreendedores das regiões de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal que transformam adolescentes, jovens e adultos em agentes multiplicadores da arte, música, dança, cidadania e comunicação.
De acordo com a coordenadora e idealizadora do Andanças DF, Priscila do Carmo, o coletivo está sempre em movimento e realiza oficinas em eventos comunitários, ocupa escolas, praças, quadras e ginásios, sempre com foco e incentivo ao empreendedorismo e a criatividade. “Entendemos que podemos proporcionar uma integração de gerações, diversidade, ideias e ações, além de mostrar que a periferia pode ocupar, de forma ordenada, os espaços com arte”, destaca Priscila.
“Não só a música e a dança que serão representadas, a arte gráfica é muito presente nas regiões com a galera do Opa Crew e do Onze e vamos ter performance ao vivo para representar bem nossa cultura”, finaliza Priscila.
O Charme
O Chare é uma cultura tipicamente carioca composta por 4 elementos, música, dança, comportamento e vestimenta.
O DF é considerado o segundo maior movimento do Brasil e desenvolve conexões e projetos para a difusão da cultura. A expectativa é que cada vez mais pessoas possam conhecer e desfrutar dos benefícios que proporciona na vida dos amantes, denominados Charmeiros.
As oficinas de dança serão ministradas pelo jovem Yago Beirão que faz parte do projeto Figuras da Dança e iniciou como aluno e hoje se destaca no cenário como professor e coreógrafo. Segundo o professor, o projeto ofereceu uma oportunidade de vida e o encaminhou ao mercado de trabalho. “Atualmente tenho como profissão a arte, multiplico a cultura e me sinto realizado. Sei que ainda tenho um caminho longo pela frente para me manter com a arte em minha comunidade, mas estou preparado para os desafios”, afirma Beirão, que convida a todos com a seguinte frase:
“Chegou a hora do Charminho, dance seu corpo bem devagarinho”.
Serviço:
Arte em Ação
Local: Capital Moto Week
Entrada Gratuita
Data: 25, 26 e 27 de Julho (Segunda, Terça e Quarta) Horário: 15 às 18h
Programação:
15h – DJs
15h30 – Oficina de Dança Charme
16h30 – Baile da Música Negra