Câmara Legislativa homenageia profissionais do Hospital Universitário de Brasília em sessão solene

Foto: Equipe Dayse Amarilio

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou na última sexta-feira (22) uma sessão solene em celebração aos 53 anos do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh). A iniciativa da deputada distrital e enfermeira Dayse Amarílio homenageou 300 profissionais que contribuíram para a história da instituição, reconhecida como referência em saúde pública no DF.

Entre os homenageados estava Jean Araújo, agente de portaria com seis anos de atuação no HUB, que descreveu o momento como “muito especial”. Adriana Cristina Paes, chefe do Setor de Farmácia Hospitalar há 11 anos, destacou: “Receber a menção honrosa traduz não apenas meu trabalho, mas o amor e a dedicação que coloco em cada dia no HUB”.

Importância nacional e histórica

O vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi, enfatizou o papel estratégico do hospital na construção do SUS, lembrando que a rede universitária federal atende 25 milhões de pessoas anualmente. A reitora da UnB, Rozana Naves, ressaltou as contribuições do HUB para ensino, pesquisa e inovação, além da importância da gestão integrada com a Ebserh.

Fátima Sousa, superintendente do HUB, dirigiu-se aos homenageados como “histórias vivas” da instituição e defendeu a modernização do hospital: “Estamos prontos para ser um laboratório a céu aberto e trazer o hospital 4.0 para a capital”.

Trajetória e legacy

Inaugurado em 1972 como parte do Ipase, o HUB tornou-se hospital-escola da UnB em 1981 e foi incorporado ao SUS em 1990. Desde 2013, é gerenciado pela Ebserh. A deputada Dayse Amarílio destacou milestones como os quase 500 transplantes renais realizados e a formação de profissionais para o SUS.

A solenidade reforçou o valor do investimento público em saúde, educação e ciência, celebrando o legado de cinco décadas de serviço à população.