A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 23 a 25 de fevereiro, o projeto Circulação Amazônia, com dois espetáculos realizados pelo Corpo de Dança do Amazonas, com direção de Mário Nascimento. A entrada é gratuita, e os ingressos serão liberados a partir de 17/02, às 9h, na bilheteria do teatro.
O primeiro espetáculo se chama Rios Voadores e será apresentado no dia 23, às 20h. Dirigido por Rosa Antuña, o projeto traz à cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. O termo “rios voadores” representa um fenômeno onde uma gigantesca massa de vapor de água vinda do oceano é somada à transpiração da floresta. O acontecimento é um dos responsáveis pelo equilíbrio das chuvas em outras regiões do Brasil.
Já o segundo espetáculo, nomeado TA – Sobre ser Grande, é de Mário Nascimento, e terá apresentações nos dias 24 de fevereiro, às 20h, e no dia 25 de fevereiro, às 19h. O evento reúne bailarinos para representar uma tribo da etnia Tikuna e expressar o sentimento de ser da região Norte do Brasil. Para os Tikunas, povo originário do Amazonas, “TA” significa grande. Uma expressão curta e carregada de sentidos, já que a língua para esses povos é parte deles; os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, além de revelar toda força de um povo que vive nessa amplitude, o Amazonas.
SERVIÇO:
[Espetáculo] Circulação Amazônia: Corpo de Dança do Amazonas 25 anos
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: Teatro da CAIXA – SBS Q.4 – Lotes 3/4 Asa Sul, Brasília – DF
Data: 23 a 25 de fevereiro de 2024
Horário: sexta e sábado, 20h; domingo, 19h
Ingressos: A entrada é gratuita e os ingressos serão liberados a partir de 17/02, às 9h, na bilheteria do teatro.
Capacidade: 406 lugares
Informações: (61) 3206-9448
Classificação indicativa: livre
Acesso para pessoas com deficiência
[Oficina] Dança Livre com elenco do Corpo de Dança do Amazonas – CDA
Data: 23 de fevereiro
Horário: 14h
Vagas: 15
Inscrições: no site da CAIXA Cultural
Público-alvo: bailarinos, atores, pessoas interessadas em práticas corporais (com idade a partir de 14 anos)
Descrição: Além de refletir sobre questões como inspiração para criação, tema para uma obra e como sair da zona de conforto, o elenco do CDA e Mário Nascimento compartilhará sua experiência como coreógrafo para falar da multiplicidade do olhar sobre o espaço (desenhar com o movimento e como ocupá-lo com o corpo; como pensar a construção ao longo de um espetáculo e como transformar os espaços em um campo aberto para dança).
[Oficina] Dança Contemporânea com Mário Nascimento
Data: 24 de fevereiro
Horário: 14h
Vagas: 15
Inscrições: no site da CAIXA Cultural
Público-alvo: bailarinos e estudantes de dança (a partir dos 14 anos de idade)
Descrição: Processo cognitivo do movimento; técnicas de solo, ondulação, lateralidade, desequilíbrio e deslocamento espacial; relação entre movimento, espaço e música; construção e desconstrução.