Automobilismo pode combinar com sustentabilidade

calendário, 2023
Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

Óleo lubrificante usado na etapa da Stock Car em São Paulo será coletado e reinserido na cadeia produtiva. O resíduo será coletado pela Lwart Soluções Ambientais e passará pelo processo de rerrefino, voltando para a cadeia em forma de óleo básico de alta performance

A etapa de São Paulo da Stock Car Pro Series, que ocorre entre os dias 22 e 23 de abril no Autódromo de Interlagos, terá a coleta de óleo lubrificante usado pelos carros de todas as equipes.

A Lwart Soluções Ambientais é a responsável pela coleta nesta e em todas as etapas da categoria. O resíduo gerado na temporada 2023 passará pelo processo de rerrefino, voltando para o mercado em forma de óleo básico de alta performance. A iniciativa, dada a abrangência e, acima de tudo, o compromisso com a sustentabilidade, posiciona a categoria como um case de economia circular.

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso presente em motores de automóveis e industriais que deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb.

“A estreia da temporada, em Goiânia, foi um sucesso. Agora vamos replicar a infraestrutura de coleta no mais icônico cenário do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos. Cada óleo usado pelos carros a ser coletado é importante não apenas para a categoria, mas principalmente para o meio ambiente”, afirma Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

O caminho do OLUC na Stock Car

Serão instalados tambores próximos aos boxes das equipes para a coleta do óleo gerado pelos carros, tanto nos treinos quanto nas provas. Após o fim de semana do evento, esse resíduo coletado é devidamente armazenado e transportado por um caminhão específico para esse tipo de transporte e levado à fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.

Desta forma, a Stock Car receberá o Certificado de Coleta de Óleo e o Certificado de Destinação Final, documentos de valor legal que asseguram a conformidade com as normas ambientais.

O que acontece com o OLUC depois de ser coletado  

Uma vez coletado, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. O conjunto tecnológico de ponta presente na planta da Lwart permite que o rerrefino aproveite praticamente 100% do óleo lubrificante usado que entra no processo industrial e transforme esse resíduo em óleo básico de alta performance, com qualidade igual ou superior ao produto de primeiro refino.

O óleo básico, por sua vez, vai para os principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. A partir daí o óleo volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, formando assim um ciclo sustentável e infinito.

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