Plano Piloto terá alterações no trânsito neste fim de semana; veja bloqueios

Interdições para o show de Henrique e Juliano no sábado.

Intervenções ocorrem no sábado e no domingo em áreas da Arena Mané Garrincha, Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental e Setor Hoteleiro Sul

O trânsito no Plano Piloto terá alterações neste fim de semana em razão de eventos culturais, corridas de rua e apoio operacional a filmagem. As intervenções ocorrerão no sábado (12) e no domingo (13), em regiões da Arena Mané Garrincha, Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental e Setor Hoteleiro Sul.

A orientação é que motoristas redobrem a atenção, respeitem a sinalização temporária e sigam as orientações dos agentes de trânsito.

Show de Henrique & Juliano terá operação na Arena Mané Garrincha

Em razão do evento Manifesto — Henrique & Juliano, que será realizado no sábado (12), haverá intervenções nas imediações da Arena Mané Garrincha.

A sinalização nas vias próximas será implantada nesta sexta-feira (11), a partir das 23h59.

Na Via N1, na altura do Planetário, e na via de contorno do Estádio Nacional de Brasília, serão instaladas sinalizações temporárias para coibir o estacionamento irregular e facilitar a travessia de pedestres.

Na rotatória próxima ao Colégio Militar de Brasília, será implantada sinalização para desviar o fluxo de veículos. Na entrada principal de automação da Arena Mané Garrincha, haverá área reservada para táxis.

No dia do evento, as equipes de fiscalização iniciarão as ações de trânsito às 16h30. Os agentes atuarão em pontos fixos e em patrulhamento para garantir a fluidez do tráfego, auxiliar a travessia de pedestres e coibir infrações.

Esplanada terá corrida no sábado

Também no sábado (12), a Corrida no Corre com a Liga provocará alterações no trânsito da Esplanada dos Ministérios. O evento terá percursos de 5 km e 10 km pelas vias S1 e N1.

A largada e a chegada dos participantes ocorrerão na Esplanada, na altura da Catedral de Brasília.

A partir das 16h, a Via S1 será bloqueada na altura do Museu da República, e o fluxo de veículos será desviado para a L2 Sul. Motoristas que seguirem pela L2 Sul, no sentido Esplanada, serão direcionados para o Buraco do Tatu.

Na Esplanada, a faixa mais à direita da Via S1 será destinada à saída de veículos dos ministérios. O fluxo seguirá até a altura do Itamaraty, onde será desviado para a Via S2.

As equipes também interditarão o acesso à Via Palácio Presidencial, no sentido Palácio do Jaburu, com desvio do fluxo para a Estrada Parque das Nações, a Via L4.

A previsão é que as vias sejam liberadas a partir das 20h.

Run SUS altera trânsito no Eixo Monumental no domingo

No domingo (13), haverá alterações no trânsito do Eixo Monumental por causa da corrida Run SUS, etapa do Circuito da Saúde 2026.

As interdições começam às 6h para garantir a segurança dos participantes e a fluidez no tráfego. O evento terá percursos de 2 km e 5 km, realizados pelas vias S1 e N1.

A largada e a chegada serão na Praça do Palácio do Buriti.

Durante a corrida, três faixas das vias S1 e N1, próximas ao canteiro central, serão interditadas entre o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e a via de ligação S1/N1, localizada entre a Catedral Rainha da Paz e a Praça do Cruzeiro.

As demais faixas permanecerão liberadas para o tráfego de veículos. A previsão é que as interdições sigam até as 11h.

Filmagem terá bloqueios no Setor Hoteleiro Sul

Arte: divulgação Agencia Brasília.

Ainda no domingo (13), das 11h30 às 17h, haverá interdições temporárias em trechos da Via S2 e em retornos na região do Setor Hoteleiro Sul, em frente ao Hotel Nacional.

A operação será realizada para apoio à filmagem do longa-metragem O menino que não existiu.

Durante a intervenção, o trânsito de veículos será desviado para o estacionamento do Conic.

Outro ponto de bloqueio será na Via S2, na altura do Edifício Embratel. No local, também serão interditadas vias e retornos dos quadrantes 1, 2 e 3, com bloqueio da S2. O fluxo será desviado para a ligação entre as vias S2 e S3.

Serviço

Alterações no trânsito no Plano Piloto

Sábado (12)
Evento: Manifesto — Henrique & Juliano
Local: imediações da Arena Mané Garrincha
Início da sinalização: sexta-feira (11), às 23h59
Fiscalização no dia do evento: a partir das 16h30

Evento: Corrida no Corre com a Liga
Local: Esplanada dos Ministérios
Percursos: 5 km e 10 km
Interdição: a partir das 16h
Previsão de liberação: 20h

Domingo (13)
Evento: Circuito da Saúde 2026 — Etapa Run SUS
Local: Eixo Monumental
Percursos: 2 km e 5 km
Interdição: a partir das 6h
Previsão de liberação: 11h

Apoio operacional: filmagem do longa-metragem O menino que não existiu
Local: Setor Hoteleiro Sul e trechos da Via S2
Horário: das 11h30 às 17h