
Programação gratuita ocupa quatro finais de semana, com oficinas, apresentações, feira de produtores e transporte gratuito entre o Plano Piloto e o Lago Oeste
O Encontro de Artes do Lago Oeste será realizado entre os dias 5 e 27 de setembro, com programação gratuita na sede da Asproeste, no Lago Oeste. Ao longo de quatro finais de semana, o evento reunirá oficinas e apresentações de dança, cinema e audiovisual, música, circo e teatro.
A iniciativa pretende ampliar o acesso à produção cultural na região e criar um espaço de encontro entre artistas, moradores e visitantes. A programação também valoriza a relação da comunidade com o Cerrado e reconhece a riqueza natural e cultural do território como parte da identidade local.
Dança abre a programação
O primeiro fim de semana, nos dias 5 e 6 de setembro, será dedicado à dança. A programação inclui oficinas de dança afro com Dilo Paulo e Lenna Siqueira, da Cia. Corpus Entre Mundos, além das apresentações dos espetáculos SEMUTSOC, no sábado, e EM SUAS MARCAS, no domingo.
“São trabalhos que integram a trajetória artística da companhia e reafirmam seu compromisso com uma produção que atravessa questões de identidade, memória, ancestralidade, território e representatividade”, explica Lenna Siqueira.
Segundo a artista, participar do encontro é uma oportunidade de ampliar o acesso à dança e aproximar diferentes públicos da produção artística negra e contemporânea.
Cinema e audiovisual terão oficinas e mostras de curtas
Nos dias 12 e 13 de setembro, o foco será o cinema e o audiovisual. As atividades incluem as oficinas Primeiros Passos na Criação de Vídeos com o Celular, com Bruno Zakarewicz, e Introdução ao Audiovisual: Planejamento e Criação com Celular, com Thaís Holanda.
À noite, o público poderá acompanhar as mostras de curtas Cerrado em Cena e Cinema do DF. A abertura será feita pela fanfarra Sarrada nas Estrelas, com trilhas sonoras que marcaram clássicos da sétima arte.
Música e circo ocupam o terceiro fim de semana
O terceiro fim de semana, nos dias 19 e 20 de setembro, reunirá música e circo. A programação terá oficinas de criação e manipulação de malabares, música, voz, corpo, ritmo e percussão.
Também haverá apresentação do espetáculo circense A Encantaria Libélica, da Cia. Libélicas.
A programação musical será conduzida por diferentes fanfarras. No sábado, se apresentam Rataria Lunática e Tropicaos. No domingo, será a vez de Breguilhas Selvagens e Cumbias Psicodélicas.
O percussionista Lucas Ramalho vai ministrar oficinas de Ritmo, História e Corporeidade. Para ele, o Lago Oeste ainda recebe poucas iniciativas culturais.
“Trabalho há mais de 10 anos com artes e eu não me lembro de ter feito algum trabalho no Lago Oeste, seja oficina ou apresentação. Eu entendo que é uma região que carece de iniciativas como essa”, afirma.
Teatro encerra o encontro

O encerramento será nos dias 26 e 27 de setembro, com programação dedicada ao teatro.
Entre as atividades estão as oficinas Brincando de Atuar, com Ana Matuza, e Atuação para o Teatro: Exercícios e Jogos, com Luciana Martins.
A programação também contará com as fanfarras Me Chame Pelo Nome e Maluvidas, além dos espetáculos Umbigo do Infinito e A Batalha do Portal, do Coletivo Truvação.
Feira de produtores e transporte gratuito
Além das atividades artísticas, todos os finais de semana terão a Feira de Produtores do Lago Oeste, das 9h às 17h. A feira fortalece a conexão entre cultura, economia local e convivência comunitária.
Para facilitar o acesso do público, o projeto disponibiliza transporte gratuito entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Asproeste, em horários programados ao longo dos dias de atividades.
As inscrições para as oficinas e para o transporte gratuito já estão abertas por formulário eletrônico.
Democratização do acesso à cultura
Moradora do Lago Oeste há cinco anos, Bruna Martins, organizadora do encontro, afirma que a oferta de eventos culturais na região ainda é escassa, o que obriga os moradores a se deslocarem para outras áreas do DF.
“Distância e falta de transporte não podem decidir quem tem ou não acesso à arte. Trazer um festival com vários finais de semana de programação com foco em atender a comunidade rural é uma forma de democratizar o acesso à cultura e garantir que a população — são mais de 8 mil moradores — não precise se deslocar tanto para exercer o direito à arte”, sustenta.
A acessibilidade também será um dos eixos do encontro. A programação contará com recursos de inclusão em diferentes atividades, como interpretação em Libras, audiodescrição e legendas descritivas, de acordo com a programação de cada final de semana.
O projeto é realizado pela Rang Cultural, Ana Martins Produções e Joana Piantino Produções, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). O encontro conta com apoio da Asproeste, Horta do Preto, La Pauta Comunicações e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).
Programação
5 e 6 de setembro — Dança
Sábado, 5/9
9h às 17h: Feira de Produtores do Lago Oeste
14h às 16h: Oficina de Dança Afro com Dilo Paulo e Lenna Siqueira
16h às 18h: Oficina de Dança Afro com Dilo Paulo e Lenna Siqueira
19h: SEMUTSOC, da Cia. Corpus Entre Mundos
Domingo, 6/9
9h às 17h: Feira de Produtores do Lago Oeste
14h às 16h: Oficina de Dança Afro com Dilo Paulo e Lenna Siqueira
16h às 18h: Oficina de Dança Afro com Dilo Paulo e Lenna Siqueira
19h: EM SUAS MARCAS, da Cia. Corpus Entre Mundos
12 e 13 de setembro — Cinema e Audiovisual
Sábado, 12/9
9h às 17h: Feira de Produtores do Lago Oeste
14h às 16h: Oficina Primeiros Passos na Criação de Vídeos com o Celular, com Bruno Zakarewicz
16h às 18h: Oficina Introdução ao Audiovisual: Planejamento e Criação com Celular, com Thaís Holanda
18h30: Sarrada nas Estrelas
19h: Mostras de Cinema: Cerrado em Cena e Cinema do DF
Domingo, 13/9
9h às 17h: Feira de Produtores do Lago Oeste
14h às 16h: Oficina Introdução ao Audiovisual: Planejamento e Criação com Celular, com Thaís Holanda
16h às 18h: Oficina Primeiros Passos na Criação de Vídeos com o Celular, com Bruno Zakarewicz
18h30: Sarrada nas Estrelas
19h: Mostras de Cinema: Cerrado em Cena e Cinema do DF
19 e 20 de setembro — Música e Circo
Sábado, 19/9
9h às 17h: Feira de Produtores do Lago Oeste
14h às 16h: Oficinas simultâneas de Criação de Malabares e Música para Todos: Voz, Corpo e Ritmo, com Sofia Kern
16h às 18h: Oficinas simultâneas de Manipulação de Malabares, com Trupé do Auto, e Percussão Ritmo, História e Corporeidade, com Lucas Ramalho
18h30: A Encantaria Libélica, da Cia. Libélicas
19h30: Fanfarra Rataria Lunática
20h30: Fanfarra Tropicaos
Domingo, 20/9
9h às 17h: Feira de Produtores do Lago Oeste
14h às 16h: Oficinas simultâneas de Criação de Malabares, com Trupé do Auto, e Percussão Ritmo, História e Corporeidade, com Lucas Ramalho
16h às 18h: Oficinas simultâneas de Manipulação de Malabares, com Trupé do Auto, e Música para Todos: Voz, Corpo e Ritmo, com Sofia Kern
18h30: A Encantaria Libélica, da Cia. Libélicas
19h30: Fanfarra Breguilhas Selvagens
20h30: Fanfarra Cumbias Psicodélicas
26 e 27 de setembro — Teatro

Sábado, 26/9
9h às 17h: Feira de Produtores do Lago Oeste
14h às 16h: Oficina Brincando de Atuar, com Ana Matuza
16h às 18h: Oficina Atuação para o Teatro: Exercícios e Jogos, com Luciana Martins
18h30: Fanfarra Me Chame Pelo Nome
19h30: Umbigo do Infinito, do Coletivo Truvação
Domingo, 27/9
9h às 17h: Feira de Produtores do Lago Oeste
14h às 16h: Oficina Brincando de Atuar, com Ana Matuza
16h às 18h: Oficina Atuação para o Teatro: Exercícios e Jogos, com Luciana Martins
18h30: Fanfarra Maluvidas
19h30: A Batalha do Portal, do Coletivo Truvação
Serviço
Encontro de Artes do Lago Oeste
Quando: de 5 a 27 de setembro de 2026
Onde: Asproeste — Lago Oeste
Entrada: gratuita
Inscrições para oficinas: https://forms.gle/kqPMdXirUVxCCLRMA
Transporte gratuito: entre o Plano Piloto e a Asproeste, mediante inscrição em https://forms.gle/eG5XgTKHXujKJnTBA
Acessibilidade: recursos de acessibilidade conforme a programação
Redes sociais: https://www.instagram.com/encontro.de.artes/




















