Animação nacional “Tainá e os Guardiões da Amazônia” estreia no Natal nos cinemas

Estreia nesta quinta-feira (25) a animação brasileira “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul”, que reconecta adultos com a personagem criada nos anos 2000 e apresenta a heroína amazônica a uma nova geração de crianças. Em cartaz durante o período de férias escolares, o filme une aventura, humor e valores como respeito à natureza.

Na trama, Tainá (voz de Juliana Nascimento) inicia seu aprendizado para se tornar guardiã da floresta, orientada pela sábia bicho-preguiça Mestra Aí, interpretada por Fafá de Belém. Junto de amigos como o macaquinho Catu, o urubu-rei Pepe e a ouricinha Suri, ela enfrenta o vilão Jaime Bifão e seu trator, que ameaçam o equilíbrio da Amazônia.

“É muito importante ser a voz de uma menina do Norte. Cresci assistindo aos filmes de Tainá. Como alguém que nasceu e vive no Norte, onde a Amazônia é muito presente, assistir Tainá era também se sentir representada”, afirma Juliana Nascimento.

Fafá de Belém destacou a importância da mensagem ambiental para o público infantil: “É muito importante que essa consciência se estabeleça desde muito cedo”.

A produção inclui cinco músicas originais, com participação de Fafá de Belém, e busca equilibrar momentos de tensão, diversão e encantamento, mantendo a essência da narrativa profundamente brasileira.

Dirigido por Alê Camargo e Jordan Nugem, com roteiro de Gustavo Colombo, o filme é produzido pela Sincrocine Produções em coprodução com a Tietê Produções e distribuído pela Paris Filmes. A estreia marca o retorno de Tainá às telas, agora em formato de animação, reforçando seu legado como símbolo de conexão com a natureza e com a cultura nacional.

Sinopse:

Nesse longa-metragem, Tainá (Juliana Nascimento) viverá uma nova e inesquecível aventura. Junto com a ancestral e sábia bicho preguiça – Mestra Aí (Fafá de Belém), Tainá irá treinar para se tornar a Guardiã da Amazônia. Mas, ao perder a antiga e mágica Flecha Azul, a flecha que guia os que têm o destino de serem os Guardiões da Amazônia, colocará seu futuro em risco. Ao longo desta viagem para tentar recuperar a Flecha Azul, Tainá vai conhecer seus amigos inseparáveis: Catu (Caio Guarnieri), um macaquinho encrenqueiro; Pepe (Yuri Chesman), o sábio urubu-rei; e a charmosa ouricinha Suri (Laura Chasseraux). Juntos, eles se tornarão os “Guardiões da Amazônia”, sempre prontos a ajudar os animais, proteger e cuidar da floresta. Tão diferentes uns dos outros, eles terão que aprender a vencer as diferenças e a valorizar a amizade para formar uma equipe e cumprir a missão: encontrar a Flecha Azul e impedir que um grande mal – o terrível Jurupari – queime a floresta e destrua toda a Amazônia.

Ficha Técnica

Gênero: Aventura

Duração: 78 minutos

Direção: Alê Camargo e Jordan Nugem

Roteiro: Gustavo Colombo

Argumento: Rafael Campos Rocha e Gustavo Colombo

Produção: Virginia Limberger

Produção Executiva: Marcela Baptista

Produção de Linha: Natalia Capeans

Estúdio de Animação: Hype Animation

Canções Originais: Cezar Brandão

Trilha Sonora Original: Ed Cortês e Felipe Sciotti

Produção de Som e Mixagem: Pedro Lima

Elenco Principal: Juliana Nascimento (Tainá), Caio Guarnieri (Catu), Laura

Chasseraux (Suri), Yuri Chesman (Pepe) e Fafá de Belém (Mestra Aí)

Distribuição: Paris Filmes

Co-distribuição: RioFilme

Produção: Sincrocine Produções

Coprodução: Tietê Produções, Hype Animation, Brisa Filmes Claro e RioFilme

Patrocínio: BNDES e Fujifilm

Investimento: Investimage

Apoio: Yellow Pós

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas, ProAC, Governo Federal, via Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo