Wheelchair Tennis Elite retorna ao Rio Open em 2026 com foco em inclusão e alto nível

Martin de la Puente, campeão 2025 Foto: divulgação/Dhavid Normando Rio Open

O Wheelchair Tennis Elite, apresentado por ALLOS, confirmou sua terceira edição no Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul. A competição de tênis em cadeira de rodas será realizada entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2026, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

A programação inclui as semifinais no dia 19, a final de simples no dia 20 e uma exibição de duplas no dia 21. O line-up oficial de atletas será divulgado em breve, mas edições anteriores contaram com grandes nomes da modalidade, como o japonês Shingo Kunieda, os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, o espanhol Daniel Caverzaschi e o brasileiro Daniel Rodrigues.

O evento também promoveu, em anos anteriores, partidas entre estrelas do tênis em cadeira de rodas e atletas como João Fonseca e Juan Martín del Potro, além de homenagens a jovens talentos paralímpicos.

“Integrar o tênis em cadeira de rodas a um dos maiores torneios do mundo é reconhecer o altíssimo nível desses atletas e ampliar o acesso do público a uma modalidade que inspira pela competitividade, talento e superação”, afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

A iniciativa reforça o compromisso do torneio com acessibilidade e inclusão, mantendo estrutura adaptada em todo o complexo para facilitar a circulação e acomodação de pessoas com deficiência. O Wheelchair Tennis Elite consolida-se como um dos momentos emblemáticos da programação, alinhando excelência esportiva à promoção da diversidade.