Zoo de Brasília terá novos moradores

Foto: Divulgação/LATAM

Aves oriundas do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, têm como destino final o Zoológico de Brasília

Nesta semana, quatro indivíduos híbridos de mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) receberam um novo lar. As aves ganharam uma casa nova graças ao projeto da Avião Solidário da LATAM. Eles saíram do Parque das Aves em Foz de Iguaçu rumo ao Zoológico de Brasília.

A nova casa das aves seguiu as recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CEMAVE/ICMBio) e da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) por seus esforços relacionados ao Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica.

O mutum-de-alagoas é classificado como uma espécie Extinta da Natureza (EW) pela União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN, cujos esforços de conservação se baseiam em indivíduos mantidos sob cuidados humanos.

Avião Solidário

Os quatro indivíduos de mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) são os primeiros animais transportados gratuitamente pelo Avião Solidário da LATAM no Brasil em 2024. Com 11 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

O transporte aéreo gratuito do Avião Solidário da LATAM reduziu de 20 para 7 horas o deslocamento entre as duas instituições na comparação com um transporte terrestre. As aves foram embarcadas pela LATAM Cargo em um voo que partiu de Foz do Iguaçu às 9h55, fez uma conexão em São Paulo/Congonhas e foram desembarcados às 16h55 em Brasília.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?