A alta nos termômetros fez com que a Defesa Civil emitisse um alerta para a população
O verão chegou para valer a Brasília. Nesta terça-feira (14), foi registrada a maior temperatura do ano no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros chegaram a registrar 32,6º, e o calor deve seguir até quinta (16).
Por conta do calor, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), alerta a população a adotar alguns cuidados neste período.
Idosos e crianças merecem atenção especial em períodos de calor e o cuidado com esse grupo é a primeira orientação da pasta. “Eles sentem mais rapidamente os efeitos do calor, por isso a atenção com esses públicos deve ser ainda maior, mas é importante que todos estejam atentos”, ressalta o coordenador de Operações da Defesa Civil, Gabriel Motta.
Assim, a orientação geral é evitar a exposição excessiva ao sol e para quem precisa estar nas ruas, o uso de chapéu e protetor solar é uma alternativa importante. Outra recomendação para os idosos é evitar esforço no período de 10h e 15h. “Uma dica vale para todos: mantenham-se hidratados”, alerta o coordenador.
Se a temperatura sobe, o brasiliense já se preocupa com a umidade do ar, mas a Defesa Civil, disse que a umidade segue em um nível satisfatório.
A umidade do ar chegou a 25% e os alertas são emitidos quando o nível fica abaixo dos 20% por três dias seguidos, mas para quem sentir algum desconforto, aquelas velhas dicas são preciosas.
- Mantenha-se hidratado, de preferência com água. Se possível, leve sempre uma garrafinha de água com você;
- Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
- O uso de cremes corporais ou hidratantes labiais também são bem-vindos;
- Em casa, use umidificador ou baldes/bacias com água para elevar a umidade do ambiente;
- Use roupas leves, e proteja-se do sol;
- Evite ou suspenda as atividades físicas nos horários mais quentes do dia;
- E fique de olho na previsão do tempo e nos alertas relativos à umidade do ar.
De acordo com a previsão do tempo, existe a possibilidade de chuva já para o fim de semana, mas enquanto isso, mantenha-se hidratado e de preferência, com roupas leves.
*Com informações da Agência Brasília