Em toda virada do ano, os mesmos dilemas se repetem: qual a melhor cor de roupa usar? Qual simpatia para ter dinheiro? E se eu quiser atrair um novo amor? Além desses questionamentos, dezembro traz uma necessidade de reflexão: o que é preciso mudar? Quais são as novas resoluções? Como vou escrever as novas páginas da minha história?
Sendo assim, a autora do livro “A morte é um dia que se vale a pena viver”, traz uma provocação interessante: E se 2025 fosse o último ano da sua vida?
Considerando o questionamento como verdade então é hora de trocar a velha lista de resoluções pela chamada bucket list – uma lista que relaciona tudo o que se deseja fazer antes de dizer adeus a este mundo.
Com a obra mencionada acima, a Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes, propõe uma reflexão sobre a vida que cabe no agora e afirma que “a consciência da morte é a maior realizadora de sonhos que existe”. Então, por que não pensar no novo ano como se fosse a última oportunidade de realizar seus desejos, concluir projetos, promover grandes mudanças e outras pequenas também.
A importância de sonhar com planejamento
No entanto, essa abordagem não sugere atitudes impulsivas, como contrair dívidas ou mudar radicalmente de vida sem preparo. A psicóloga Juliana Sato ressalta que sonhos e metas podem parecer distantes, mas ao dividi-los em etapas menores, torna-se mais fácil perceber o prazer em cada pequena conquista. Essa satisfação mantém a motivação viva, incentivando a continuar e ampliar os horizontes.
Além disso, Juliana destaca a importância de manter a mente aberta às possibilidades e de estar preparado para lidar com incertezas e eventuais fracassos. Esses desafios são essenciais para o amadurecimento, fortalecendo a resiliência e a flexibilidade diante das inevitáveis mudanças da vida.
Com planejamento, abertura e intensidade, 2025 pode ser o ano de concretizar sonhos, abraçar novos caminhos e viver plenamente o presente. Afinal, cada dia é uma oportunidade única para escrever sua história.
Veja as 5 dicas para montar a sua bucket list de ano novo:
- Planejamento: É uma lista de sonhos, mas também um exercício de planejamento e foco para que eles sejam alcançados;
- Ousadia: Reflita sobre mudanças que você gostaria de fazer e ouse. É preciso coragem para mudar.
- Inicie a jornada: Dar um primeiro passo em algo também pode ter o gostinho de uma grande conquista. Não foque apenas em resultados finais.
- Pé no chão: Não liste apenas realizações que exijam grande investimento financeiro ou um planejamento de longo prazo.
- Você no foco: Liste sonhos e/ou desejos que só dependam de você. Se tiver uma boa companhia para compartilhar ou celebrar junto, será um ‘plus’.