1º Congresso Latino-Americano de Direito reúne especialistas para debater inovação e práticas negociais


A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) promove, entre os dias 15 e 17 de setembro, o 1º Congresso Latino-Americano de Direito, com foco nas novas modalidades negociais do século XXI e nas tendências da economia globalizada, que fortalecem os mercados internacionais e promovem o intercâmbio comercial na América do Sul. O evento será realizado no auditório da FPMB, na quadra 902 da Asa Sul.

Com o tema “Fundamentos Jurídicos para Inovação & Práticas Negociais”, o congresso contará com palestras e debates com renomados professores e especialistas de diversos países da América Latina, proporcionando uma visão abrangente sobre o desenvolvimento jurídico e as transformações tecnológicas que impactam o direito, o comércio e a sociedade.

O 1º Congresso Latino-Americano de Direito é uma oportunidade para profissionais, estudantes e pesquisadores aprofundarem conhecimentos sobre as transformações jurídicas no contexto global, além de promover intercâmbio e diálogo entre especialistas de diferentes países latino-americanos.
Programação
15/09 – Segunda-feira

Mercados Comerciais Integrados: Prof. Dr. Carlos Eduardo Guerra de Moraes (Brasil) – Mestre e Doutor em Direito, advogado e autor de diversos livros, professor da FPMR.
A Historicidade do Direito do Trabalho diante da Transformação Tecnológica: Prof. Dr. Mário Garmendia Arigón (Uruguai) – Advogado, Mestre e Doutor em Direito, professor da Universidade da República (Montevideo) e decano da Universidad Claeh (Punta del Este).
Presidente da Mesa: Rev. Dr. Robinson Grangeiro Monteiro, Chanceler do IPM
16/09 – Terça-feira

Implicações do Direito Digital: Prof. Dr. Vicente Bagnoli (Brasil) – Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Direito, advogado e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM.
Tutela do Consumidor nas Plataformas Digitais Globais: Profª Drª Adela Perez del Viso (Argentina) – Doutora em Direito, advogada e professora da Universidade Católica de Cuyo – UCC.
Presidente da Mesa: Dr. Luiz Roberto Martins Rocha – Diretor de Educação e Saúde do IPM

17/09 – Quarta-feira

Práticas Negociais Desportivas: Prof. Dr. Domingos Sávio Zainaghi (Brasil) – Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Direito, advogado, presidente da Associação Ibero-Americana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, professor do UniFIEO.
Eficácia dos Convênios Internacionais: Prof. Dr. Luis Alberto Serrano Diaz (Peru) – Mestre e Doutor em Direito, inspetor do trabalho no Ministério do Trabalho e Promoção de Emprego do Peru, professor da Universidade Nacional Mayor de San Marcos – UNMMSM-CEUPS.
Presidente da Mesa: Dr. José Paulo Fernandes Júnior – Diretor de Finanças do IPM
Serviço:
Evento: 1º Congresso Latino-Americano de Direito
Tema: Fundamentos Jurídicos para Inovação & Práticas Negociais
Data: 15 a 17 de setembro de 2025
Local: Auditório da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB)