Barragem do Descoberto atinge cota máxima na primeira semana de janeiro

A Barragem do Descoberto transbordou na tarde desta segunda (5); o reservatório é responsável pelo abastecimento de quase 50% da população do DF | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

O Reservatório do Descoberto, responsável pelo abastecimento de quase 50% da população do Distrito Federal, atingiu a cota máxima de operação e começou a transbordar na tarde desta segunda-feira (5), após o volume elevado de chuvas registrado nos últimos dias. O nível do lago chegou aos 1.030 metros, e a expectativa é de que o vertimento se mantenha ao longo da semana, dependendo das condições climáticas.

O cenário reforça a segurança hídrica do DF e contribui para o planejamento do sistema de abastecimento ao longo do ano. O reservatório atende regiões como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e outras áreas do Distrito Federal, sendo considerado estratégico para a regularidade do fornecimento de água na capital.

Histórico de vertimento e importância para o abastecimento

Entre novembro de 2024 e maio de 2025, a Barragem do Descoberto registrou um dos mais longos períodos de transbordamento de sua história recente, com seis meses consecutivos, totalizando 181 dias. Atingir o volume máximo da capacidade operacional é considerado um fator positivo para a gestão hídrica, pois amplia a segurança do sistema e reduz riscos de restrições ao longo do período seco.

Monitoramento permanente e operação segura

Segundo o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luis Antonio Reis, o cenário atual reflete a robustez da estrutura e o acompanhamento contínuo do reservatório.

“O Reservatório do Descoberto opera dentro de condições seguras e é monitorado permanentemente, o que permite manter o abastecimento estável para a população do Distrito Federal”, afirma. “Termos o nosso maior reservatório vertendo logo no início de 2026 é uma demonstração do trabalho contínuo de todos os órgãos do GDF para garantir a segurança hídrica da população.”

Investimentos em infraestrutura hídrica

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal e a Caesb já investiram mais de R$ 1,2 bilhão em obras de água e esgoto, com foco na ampliação da infraestrutura, modernização dos sistemas e reforço da segurança operacional do abastecimento para cerca de 3 milhões de moradores do DF. Até 2029, a previsão é de mais R$ 4,2 bilhões em investimentos no setor.

Características da Barragem do Descoberto

Inaugurada em 1974 e localizada às margens da BR-070, a Barragem do Descoberto possui 265 metros de extensão de crista e um vertedouro de 55 metros de comprimento. O lago tem 12,5 km² de área e capacidade para armazenar até 86 milhões de metros cúbicos de água, sendo o maior reservatório do sistema de abastecimento do Distrito Federal.

*Com informações da Caesb