Ícone do site Portal Contexto

O fim de ano e a chance de um novo trabalho

comércio, vagas temporárias, trabalho, fim de ano
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro, abrem oportunidades no comércio para um novo trabalho para milhares de brasileiros

O ano vai se aproximando do fim, e esse período traz esperança para muita gente. Afinal, está aberta a temporada de trabalhos temporários, que eventualmente podem se tornar efetivos. As estimativas de contratação são bem animadoras para quem está em busca de oportunidades.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima a abertura de 630 mil vagas temporárias, neste último trimestre, sendo 15% delas somente para o comércio. Para quem está em busca de recolocação profissional, este é um momento favorável.

Olhando para o mercado, neste fim de ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que a movimentação de R$6,05 bilhões no comércio eletrônico, um aumento de 3,5% em relação a 2021.

Gabriela Mative, diretora de Recursos Humanos da Luandre, entende que a Copa do Mundo também deverá estimular o varejo online e físico. “Contratantes já iniciam as seleções para montar os times que devem permanecer em dezembro para auxiliar com uma demanda maior ainda, a do Natal, principal data do comércio brasileiro.”

No ano passado alguns dos setores que mais contribuíram com a economia nacional foram serviços e comércio e as vagas de trabalho temporário tiveram resultado acima do esperado neste cenário, com crescimento de 20,6% em relação a 2020, com a criação de 2.415.419 novos postos nesta modalidade. “Sempre destacamos que a vaga temporária é a oportunidade de o profissional demonstrar seu potencial para a empresa. Nossa média de contratação, após o período, na modalidade CLT é de 40%”, diz Gabriela.

Shoppings 

A projeção da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é de que as próximas datas comemorativas irão elevar a oferta de vagas temporárias para o comércio em pelo menos 90 mil postos de trabalho entre os associados à entidade. O número é superior ao do ano passado, quando 80 mil vagas foram abertas no último trimestre do ano. 

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, a estimativa é que haja a abertura de 94,7 mil vagas temporárias até o final do ano. A projeção veio abaixo do que se esperava para o último trimestre do ano passado – 105.723 vagas, e menor também que o de 2019 – 103.211 vagas.

Vagas disponíveis

A abertura de vagas temporárias para vendedores, ajudantes e balconistas são as mais requisitadas, e de acordo com o levantamento mais da metade das empresas preferem contratar  jovens de 18 a 34 anos.

Já o salário médio inicial está em torno de R$1.600 e a jornada de trabalho será entre 6 horas e 8 horas diárias. O setor de vestuário, calçados e supermercados serão os que mais vão contratar. 

“Os empresários já começam a contratar, portanto, essa será uma ótima oportunidade para os cidadãos que estão buscando uma oportunidade. E ainda vale lembrar que a taxa de efetivação dos temporários após o Natal deve ser representativa”, comenta Luis Augusto Ildefonso diretor institucional da Alshop.

Sair da versão mobile