Ícone do site Portal Contexto

Brasil aparece em 3º no ranking de consumo de cerveja

cerveja
Foto: Unplash

Em média, o brasileiro consume seis litros de cerveja por mês

Sextou e muita gente já está pensando na cerveja gelada no fim do dia. Verdade? Pois bem, esse hábito do brasileiro coloca o país em terceiro lugar quando se trata do consumo mundial da bebida. O Brasil fica atrás dos Estados Unidos e da China que lidera o ranking.

Realizado pela CupomValido.com.br com os dados de pesquisas Credit Suisse, Euromonitor e Statista, o estudo ainda revela que o brasileiro, em média, consome seis litros de cerveja por mês. Se considerarmos 212 milhões de pessoas no Brasil, o consumo mensal de cerveja no país ultrapassa a marca de 1.2 bilhão de litros.

O estudo ainda apontou que o gasto médio por semana é de R$ 46, no fim do mês, o brasileiro chega a dispor de 16% do salário mínimo, o que representa R$ 184, para comprar a tão querida bebida. Outro dado do levantamento, 9% dos entrevistados gastam mais de R$ 101 por semana.

As queridinhas do brasileiro

A Skol aparece como a cerveja mais vendida no Brasil. A Brahma e Antarctida completam o Top-3 das marcas no país e as três são da mesma empresa, a Ambev.

Na quarta posição fica a Schin, e a Itaipava em quinta posição. Heineken também está entre as mais preferidas, porém segundo avaliação do Credit Suisse, a diferença entre as cervejas preferidas e mais consumidas, pode ser explicada por falta de estoque e preços elevados, dois problemas recentemente citados pelos donos de bares.

O principal fator para escolha de uma marca em detrimento da outra, foi o sabor. O preço e o tipo da cerveja, também entra em consideração, porém em segunda e terceira posição respectivamente.

A embalagem de preferência com 47% das opções dos entrevistados é cerveja em garrafa de vidro. Cerveja em lata foi a segunda opção, com 39% da preferência.

Ranking Mundial

Os líderes do consumo da cerveja são os chineses. A China representa 27% do consumo mundial. Os americanos aparecem em segundo lugar com 13% e o Brasil ocupa a terceira colocação com 7%.

Mais curiosidades, a cerveja mais vendida do mundo é a Snow, ela tem 5,5% de share ou participação de mercado. A segunda é a Tsingtao e as duas primeiras da lista são marcas chinesas. As americanas Bud Light e Budweiser ficam em terceiro e quarto lugar. E na quinta posição, vem o Brasil, sendo representado pela Skol, com 2,1% de participação de mercado.

Geladeira Inteligente com cerveja gelada

Três empreendedores brasileiros tornaram realidade o sonho de muita gente: ter cerveja gelada na porta de casa e melhor, 24horas por dia. A geladeira inteligente da Take and Go é a primeira vending machine no país com essa proposta. Usando o celular, o consumidor facilmente pode destravar a geladeira e realizar a compra.

As geladeiras foram lançadas no ano passado, e atualmente, já estão em 15 estados brasileiros e em mais de 500 pontos de venda.

O plano de expansão segue um sistema de licenciamento, que confere maior flexibilidade para o investidor, inclusive, definir os rótulos alinhados com os hábitos de consumo do público local. A startup conta com uma parceria exclusiva com a Ambev, o que possibilita preços de mercado vantajosos, sendo mais um ponto importante para a decisão de compra para o consumidor.

Segundo a startup, outra vantagem é o momento atual. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão mais propensas a se confraternizar dentro de casa e ter por perto uma geladeira que oferece cerveja 24 horas por dia de forma fácil e descomplicada é uma grande vantagem para o consumidor.

Sair da versão mobile