Ícone do site Portal Contexto

Verdades e mentiras na gastronomia italiana no Brasil

gastronomia
Foto: Divulgação

Os pratos tipicamente italianos ganharam versões no Brasil e agora, o que é verdade ou mentira na gastronomia da Itália?

Famosa no mundo inteiro e muito querida no Brasil, a gastronomia italiana faz muito sucesso em muitas mesas no país. Alguns pratos ganharam adaptações no país e a chef Carol Góes da Cantina Tia Lina, localizado em São Roque (SP), nos ajuda a decifrar as verdades e as mentiras da gastronomia originalmente italiana

Deve-se colocar azeite ou óleo na água de cozimento?

Mentira. A única coisa que se deve colocar na água do cozimento é o sal. E o segredo para não grudar é não usar um recipiente muito pequeno, de forma que a massa cozinhe sem grudar.

A massa é sempre o primeiro prato e carnes o segundo

Verdade. Na Itália o primeiro prato sempre é uma massa que nunca vem acompanhada de carne. Se por acaso você queira comer uma carne, tem que pedir a parte como segundo prato.

Café e cappuccino acompanham a refeição

Mentira. O café geralmente é consumido pela manhã e depois das refeições. Já o cappuccino é muito usado no café da manhã. Você nunca verá um italiano pedir um cappuccino depois de uma refeição.

O Spaghetti a bolognesa não é italiano

Verdade, o conhecido prato não existe em Bolonha, constitui em invenções criada no exterior do país.

Frutos de mar combinam com queijo ralado

Mentira. Aquela deliciosa massa com camarão ou outro tipo de peixe nunca é acompanhada de queijo. Na Itália há centenas de pratos com frutos do mar, mas nenhum leva queijo, para assim o laticínio não ofusca o delicado sabor dos peixes.

É pouco comum ver as famosas toalhas quadriculadas

Verdade. A tal toalha quadriculada vermelha, branca ou verde e branca são muito mais utilizadas nos restaurantes italianos do exterior, na Itália você quase nunca as vê.

Sair da versão mobile