Em um ano de reviravoltas, os veículos eletrificados superaram todas as expectativas e encerraram o ano de 2023 com 93.927 emplacamentos, marcando um crescimento notável de 91% em relação às vendas de 2022, que totalizaram 49.245 unidades. O mês de dezembro registrou números excepcionais, com 16.279 vendas, quase três vezes mais do que as 5.587 vendas em dezembro de 2022, representando um aumento de 191% e estabelecendo novos recordes mensais de acordo com a série histórica da ABVE Data.
O ano de 2023 marcou uma virada notável no mercado de veículos eletrificados no Brasil, com a ascensão dos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV). Os veículos plug-in, que oferecem recarga externa das baterias, responderam por 56% das vendas de veículos eletrificados leves no ano, totalizando 52.359 unidades, superando os híbridos convencionais HEV a gasolina e HEV flex (41.568), que até 2022 dominavam esse segmento.
Em dezembro, os veículos plug-in conquistaram impressionantes 70% das vendas totais de veículos eletrificados, com 11.371 unidades vendidas de um total de 16.279, impulsionados pelo excelente desempenho da BYD e GWM, que lançaram novos modelos com essas tecnologias.
Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o excelente desempenho de 2023 reflete uma combinação de fatores, incluindo o aumento anunciado do imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro, que levou a uma antecipação das vendas nos últimos dois meses do ano. Bastos enfatizou que “os números indicam principalmente uma notável evolução desse mercado neste ano, com os veículos plug-in representando dois terços das vendas em dezembro, o que confirma a crescente confiança e preferência dos consumidores por novas tecnologias.”
A ABVE acredita que essa tendência de crescimento continuará com o lançamento do programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação pelo governo federal em dezembro. Este novo programa permitirá às empresas planejar seus investimentos com maior clareza, abrangendo tanto veículos leves quanto veículos pesados, como ônibus e caminhões, além da infraestrutura de recarga elétrica.
Apesar do aumento da carga tributária sobre veículos elétricos e híbridos importados, o presidente da ABVE prevê que a tendência de crescimento se manterá em 2024. “Estamos avaliando os efeitos das novas alíquotas do imposto de importação para o próximo ano, mas já podemos adiantar que teremos boas surpresas”, concluiu Ricardo Bastos.
Confira nos gráficos, todos os números detalhados sobre o balanço da ABVE em 2023.
VEÍCULOS ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL POR TECNOLOGIA – JAN/DEZ 2023
ELETRIFICADOS NO BRASIL POR TECNOLOGIA – DEZ 23
ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL – MAIS VENDIDOS POR MODELO – JAN/DEZ 23
ELETRIFICADOS LEVES POR GRUPO DE MODELOS JAN/DEZ 23
ELETRIFICADOS LEVES POR FABRICANTE JAN/DEZ 23
SÉRIE HISTÓRICA
Vendas/emplacamentos de veículos eletrificados leves no Brasil – 2012/dezembro 2023
FONTE: ABVE Data
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV). Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).