As vagas são oferecidas com base nas notas do Enem
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertará, a partir do segundo semestre, vagas para cursos de ensino a distância (EaD). A nova modalidade de oferta foi publicada em portaria no Diário Oficial da União na segunda-feira (25). O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A portaria determina ainda que as instituições de ensino superior devem disponibilizar um meio digital para que o estudante entregue a documentação necessária para a matrícula. Além disso, as instituições devem publicar na internet a lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.
Adesão
O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o cronograma para adesão das instituições de educação superior públicas ao processo seletivo do segundo semestre do Sisu. O prazo de adesão vai até a próxima sexta-feira dia 29 de maio, às 23h59. Já o prazo de retificação do termo de adesão tem início no dia 1º de junho e se encerra 5 de junho, às 23h59.
O Sisu
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.
Para se candidatar, é imprescindível que o estudante tenha feito o Enem mais recente, e obteve nota superior a zero na redação. Basta informar o número de inscrição e senha do Enem no site sisu.mec.gov.br. Caso o estudante tenha esquecido tais informações, elas podem ser recuperadas em www.enem.inep.gov.br
*Com informações da agência Brasil