Ícone do site Portal Contexto

Por que a Inteligência de Negócios (BI) é acessível para você? [Dados Descomplicados]

A evolução da tecnologia possibilitou que grandes volumes de dados pudessem ser analisados. Já falamos aqui no portal sobre o surgimento do BI, foi basicamente na década de 80. O interessante é saber que de lá para cá muita coisa mudou, mas você sabe o que tornou essa prática tão acessível e famosa por aí?

Mudança do Foco

O BI tradicional surgiu com o foco muito voltado à tecnologia de informação. Isso não necessariamente foi ruim, mas havia um distanciamento muito grande em quem solicitava as informações (diretores, gestores) e quem as produzia (analistas de tecnologia no geral). O distanciamento causava erros nas análises e como era algo muito novo, os projetos demoravam demais. Já vimos casos aqui na empresa de projetos que demoraram mais de 2 anos e que quando eram entregues os gestores já nem possuíam aquela necessidade mais. Se para nós brasileiros, moradores de um pais extremamente volátil, as coisas mudam rapidamente imagine para as realidades de empresas.

Com o passar dos anos o foco passou a ser cada vez mais o negócio, se adaptar à realidade e agilidade da empresa passou quase que mandatório. Surgiu então o conceito de BI “self-service”. Esse, em minha opinião, é o maior motivo da acessibilidade. O foco aqui é deixar as informações disponíveis para os gestores utilizarem em relatórios como quiserem, possibilitando inúmeras visões da empresa. O que antes demorava meses e anos para gerar relatórios engessados, agora vira um projeto que da liberdade total para o gestor “estudar” e alavancar seu negócio.

 

Corrida por conhecimento

Muitas empresas buscando melhorias e otimização em seus processos. Basicamente o que elas buscam é subir na pirâmide de informações. Nela os dados são o menor nível de abstração, a matéria bruta, e por si só não podem dizer muita coisa.

Quando enriquecidos e combinados de forma correta, seu conjunto pode possibilitar cruzamentos não antes possíveis e somente nesse momento começam a ter valor, passando assim para o nível de informação. Essas seriam relevantes para o seu negócio e já te ajudariam a tomar decisões assertivas.

O conjunto de informações levaria ao conhecimento de seu mercado, possibilitando vantagem sobre seus concorrentes.

A grande vantagem de ter muita gente procurando pela mesma coisa é que o mercado se atualiza cada vez mais rápido.

 

Menor custo de implementação

Antigamente a maioria dos projetos de BI se baseava em um modelo de contratação de ferramentas (software) por licenciamento, o que era muito caro. Os custos geralmente estavam grande parte em licenciamento e compra de infraestrutura (hardware).

Agora começamos cada vez mais a ter ferramentas gratuitas que fazem o mesmo trabalho, já retirando grande parte do custo de licenças. Outra vantagem foi o inicio da nuvem (Cloud) que deixa o armazenamento muito mais barato, fora que possibilita expansão quase que ilimitada – diretamente proporcional ao custo, mas ainda sim mais barata que antes.

Entendendo os porquês do BI estar acessível para você, basta colocar em pratica o que falamos nas semanas anteriores. Acredite que investir em BI pode ser um divisor de águas para qualquer empresa se tornar competitiva e se destacar no mercado!

Siga o colunista no Insta:@leoargolo_

Sair da versão mobile