Quem estiver disposto a encarar o frio poderá contemplar o Eclipse penumbral a olho nu.
Julho é mês de estiagem e na maior parte do Centro-Oeste o tempo costuma ser favorável às observações astronômicas, com noites limpas e estreladas. No próximo domingo (5), acontece o Eclipse Penumbral da Lua e o clima nesta época do ano pode favorecer a observação do céu.
O Eclipse penumbral da Lua é um fenômeno sutil, observar o evento requer atenção, pois diferente de um eclipse total, no penumbral a Lua passa por uma região externa da sombra da Terra chamada penumbra. Não ocorrerá um escurecimento completo, apenas uma pequena diminuição no brilho do nosso satélite.
Além disso, o eclipse será parcial: no máximo 35% da superfície lunar ficará coberta pela sombra do nosso planeta. Isto acontece porque a órbita da Lua está inclinada em um ângulo de 5° em relação à órbita da Terra ao redor do Sol.
O termo “umbra” é dado a sombra do nosso planeta. No eclipse penumbral a Lua entra parcialmente, mas não totalmente, na “umbra” da Terra que projetará uma fina sombra na superfície Lunar, mas ainda assim poderá ser observado a olho nu.
O eclipse será perceptível das 00h07 às 02h52, com o ápice às 01h30 da madrugada. Estes horários são válidos para um observador em Brasília, e dependendo de sua localização no país o fenômeno pode acontecer alguns minutos antes, ou depois.
Em Brasília, segundo a previsão do tempo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a madrugada de sábado para domingo teremos céu claro com poucas nuvens, a temperatura mínima deve ficar em 13ºC. Em tempos de quarentena, observar mais um evento celeste, pode ser um programa interessante para sair da rotina.