Ícone do site Portal Contexto

Jardim Botânico reabre para visitação

Meio Ambiente Jardim Botânico

O JBB volta a funcionar com restrição de capacidade e novas regras para visitação

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) reabrirá nesta terça-feira (21) com novas regras para visitação. A série de restrições e alterações visa atender ao decreto do GDF e às recomendações das autoridades sanitárias no enfrentamento ao novo coronavírus.

A retomada das atividades dentro do JBB será gradual, considerando as particularidades de cada espaço e serviço. O objetivo é evitar aglomerações e analisar como será a visitação nas primeiras semanas.

“Estamos felizes em voltar a receber os visitantes e poder proporcionar momentos de lazer ao ar livre, mas o período requer cuidados redobrados”, reforçou a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri.

A liberação para o funcionamento do JBB ocorreu na última sexta-feira (17) com a publicação do decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que liberou a reabertura de mais 17 parques do DF.

No entanto, autoridades sanitárias afirmam que há um paralelo entre o aumento de infecções por Covid-19, em Brasília, e a série de flexibilizações autorizadas pelo governador. E reforçam que neste momento o ideal é evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Restrições

O uso de máscaras é obrigatório, inclusive nas trilhas. Os restaurantes e o comércio dentro do parque permanecerão fechados. O consumo de alimentos nas áreas comuns de visitação também não será permitido, assim como a realização de Visitas guiadas, piqueniques, confraternizações e aniversários.

Bebedouros, banheiros, parquinho infantil, mirantes e aparelhos de musculação estarão interditados, conforme determinação do governo local. Os estacionamentos também serão monitorados para garantir o distanciamento social. Para evitar aglomerações, outros espaços dentro do JBB também permanecerão fechados (veja a lista completa abaixo).

A realização de ensaios fotográficos permanece suspensa por tempo indeterminado. “A demanda por ensaios é grande, principalmente na época da seca. Preferimos suspender essa atividade nas primeiras semanas, pois estaremos em fase de adaptação e não podemos sobrecarregar nossas equipes de limpeza e fiscalização”, argumentou a diretora.

Espaços fechados para visitação:

 

Sair da versão mobile