Ícone do site Portal Contexto

Gustavo Ariel é campeão do Porsche Esports Brasil

ariel
Gustavo Ariel. Foto: Divulgação

Gustavo Ariel venceu na categoria Pro e Pedro Oliveira triunfou na classe Pro-Am do principal campeonato de automobilismo virtual do país

Nesta segunda-feira (5) o Porsche Esports Brasil, principal campeonato de automobilismo virtual do país, organizado pela Porsche Brasil, conheceu seus campeões. Gustavo Ariel, representante do país no mundial do Iracing teve uma recuperação espetacular e faturou o título na Pro.

Pedro Oliveira que havia conquistado boa vantagem ao longo da competição foi campeão na Pro-Am, mostrando muita consistência. Entre as equipes o título ficou com a Fyra SimSport, a equipe formada por Caíque Oliveira e Jeff Giassi havia garantido a primeira posição antecipadamente na penúltima etapa.

Na classe Pro a disputa chegou aberta, Caíque Oliveira liderava e Ariel era o segundo colocado. Na primeira corrida Ariel levou o carro da Texaco Racing by TK1 ao primeiro lugar após ótima disputa com o tricampeão do Porsche Esports Brasil Jeff Giassi.

Oliveira terminou em décimo e além de vencer a segunda corrida, precisava que Ariel terminasse no máximo em quinto lugar. O piloto da Fyra SimSport fez a lição de casa, mas Gustavo Ariel escalou o pelotão e com 12 ultrapassagens conquistou a terceira posição na segunda corrida e o título da temporada com apenas três pontos de vantagem.

Em 2022 o Porsche Esports Brasil ofereceu aos seus competidores o equivalente a R$50 mil em prêmios. Caíque Oliveira e Neto Nascimento terão a oportunidade de testar um Porsche 911 GT3 Cup de competição em um autódromo brasileiro, em uma iniciativa para gerar novos talentos para o automobilismo nacional.

Além dos testes, a Porsche Esports premiou os pilotos mais bem colocados das categorias Pro & Pro-Am com créditos em equipamentos profissionais de simulação, em contribuição com o desenvolvimento pessoal e fomento ao automobilismo virtual brasileiro.

A plataforma em automobilismo virtual tem seus canais dedicados em mídia social: Instagram (@PorscheEsportsBrasil), Twitch (@PorscheEsportsBrasil) e Facebook (Porsche Esports Brasil). E conta com apoio de conteúdo nos perfis oficiais de Instagram @PorscheBrasilOficial e @PorscheCupBras

As corridas

 Gustavo Ariel cravou a pole postiton da corrida 1, seguido por Felipe Baptista e Jeff Giassi. Caíque Oliveira que liderava o campeonato largou na décima posição. Na largada Ariel manteve a ponta, Giassi pulou para segundo enquanto Oliveira remava no pelotão.

Neto Nascimento era um dos destaques, o piloto da Divena E-Spors vinha em quinto e no momento garantia a clínica da Porsche. Marcos Riffel que vinha mais para trás tomou um toque de um concorrente e rodou na saída da Junção.

Com dez minutos de prova Ariel já colocava mais de um segundo de vantagem sobre Jeff Giassi, Felipe Baptista vinha em terceiro enquanto Caíque Oliveira seguia preso na décima colocação. Neste momento Luiz Felipe Tavares, Neto Nascimento e Matheus Machado brigavam por cada centímetro de pista em busca do quarto lugar.

Faltando 18 minutos para o fim Caíque Oliveira teve um toque com um concorrente e caiu para o 11º lugar, com isso Ariel assumia a liderança do campeonato.

Na sequência Matheus Machado que vinha em sexto caiu para o nono lugar após formar um three wide com Tavares e Nascimento.

No giro seguinte Erick Goldner fez uma boa manobra no “S” do Senna e pulou para quinto. Caíque Oliveira que vivia um drama na corrida avançou para o décimo lugar, mas ainda perdia a liderança da competição.

Nas voltas finais Ariel seguia na liderança com Giassi na sequência, enquanto isso Luiz Felipe Tavares segurava seis carros na luta pela terceira colocação. Na penúltima volta os líderes começaram a se digladiar, Jeff tentou ultrapassar o piloto da Texaco Racing by TK por fora no “S” do Senna, mas sem sucesso.

Na última volta Gustavo Ariel segurou a pressão do piloto da Fyra Simsport e garantiu a vitória, Tavares fez uma volta espetacular se defendendo de seis pilotos e fechou a prova na terceira colocação.

Na classe Pro-Am Raphael Silva foi o vencedor, seguido por Daniel Mageste e Slan Santos.

Na segunda prova Pedro Oliveira largou na posição de honra do grid, seguido por Slan Santos e Daniel Mageste. O grid de largada foi formado pela ordem inversa dos 15 pilotos mais bem colocados na primeira prova.

Neste momento Caíque Oliveira precisava vencer a segunda prova e torcer para que Gustavo Ariel ficasse para trás do quarto lugar. Na largada Oliveira que liderava a Pro-Am manteve a ponta, Raphael Silva saltou de quarto para segundo.

Na segunda volta Caíque Oliveira assumiu o terceiro lugar e a liderança do campeonato, Ariel vinha em 13º lugar e lutava para ganhar posições.

Na sequência Gustavo fazia uma manobra por fora na curva do sol e avançava para o 12º posto, Caíque também atacava e já era o lider com uma ultrapassagem no “S”do Senna e outra na Curva do Laranjinha.

Neste momento a pressão era sobre Gustavo Ariel, o piloto avançou para o 11º lugar enquanto Neto Nascimento dava show de pilotagem e vinha na sexta posição, em busca do prêmio da clínica de pilotagem em um Porsche Cup real.

Para o garantir o título, Gustavo precisava chegar em quarto lugar caso Caíque Oliveira vencesse. O piloto do carro #12 fez duas ultrapassagens na mesma volta e aparecia na nona posição faltando 20 minutos para o fim.

Neste momento Raphael Silva vinha na segunda posição e liderava na classe Pro-Am. Faltando 15 minutos para o fim Neto Nascimento foi para o quinto lugar da prova, enquanto Gustavo Ariel escalava o pelotão e já aparecia em sétimo.

Caíque Oliveira abria meio segundo de vantagem para Raphael Silva, Gustavo Ariel era o sexto e precisava de duas ultrapassagens para vencer o campeonato. Faltando 11 minutos para o fim Ariel colocou o carro da Texaco Racing by TK 1 por dentro da Curva do Laranjinha e conquistou o quinto lugar.

Na sequência o piloto fez ótima manobra no “S” do Senna e superou Victor Miranda, alcançando a posição que lhe garantia o título.

Na classe Pro-Am Pedro Oliveira liderava o campeonato, mas vinha em terceiro na corrida. Raphael Silva era o líder da corrida na classe.

Faltando sete minutos para o fim Gustavo Ariel superou Pedro Bürger e assumiu o terceiro lugar, Caíque Olivera liderava com mais de um segundo de vantagem para Silva.

As voltas finais foram nervosas, Ariel tinha que se manter na pista sem errar, para Caíque Oliveira restava torcer para que os concorrentes superassem o piloto do carro #12.

Após 30 minutos de prova Caíque Oliveira recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição, Raphael Silva foi o segundo e Gustavo Ariel terceiro, garantindo o título do Porsche Esports Brasil.

Na Pro-Am Raphael Silva foi o vencedor da segunda corrida, seguido pelo campeão da temporada Pedro Oliveira e Slan Santos que fechou o pódio duplo da YouRaceBR Esports by Sensa.

Sair da versão mobile