Ícone do site Portal Contexto

Greve dos aeronautas atrasa voos nesta segunda-feira (19)

greve
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A greve dos aeronautas irá atrasar voos em duas horas diariamente por tempo indeterminado

Como anunciado na última semana, pilotos e comissários de voo começaram nesta segunda-feira (19) a greve da categoria. O movimento se caracteriza por paralisar as atividades por duas horas em sete aeroportos, e o resultado é o atraso em voos em várias cidades brasileiras.

“A ideia é que a gente faça o atraso dos voos entre 6 e 8 da manhã. É um movimento dinâmico que a gente avalia ao longo do dia e pode mudar e aumentar o horário, conforme a adesão e o impacto”, informou o diretor de Assuntos Previdenciários do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Leonardo Souza.

O movimento grevista foi deflagrado após as negociações com as empresas fracassarem. “As empresas têm obtido resultados financeiros melhores do que no período pré-pandemia, as passagens nos dois últimos anos tiveram cerca de 82% de aumento. Nós tivemos 70% de redução salarial em mais de 18 meses e, no entanto, as empresas já recuperaram seus caixas, inclusive cobrando por bagagens despachadas, e nós, mal remunerados, exaustos pelas jornadas. As empresas estão usando a gente no limite das jornadas diárias e também com a questão de treinamento, muitos on line tendo que ler uma série de manuais em dias de folga”, comentou.

Atrasos

Em São Paulo, a paralisação de duas horas gerou atraso em 38 voos e 5 cancelamentos em Congonhas. Em Brasília, o resultado foi de 25 atrasos, 14 em decolagens e 11 em poucos.

No entanto, no início da tarde as operações já estavam normalizadas no Tom Jobim, Rio de Janeiro e Confis, em Belo Horizonte.

A orientação para os passageiros é chegar, pelo menos, com duas horas de antecedência ao aeroporto e em caso de dúvidas, a companhia aérea deve ser acionada.

*Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile