A Força Aérea Brasileira começou o transporte de pacientes de Manaus para outras cidades brasileiras. A FAB disponibilizou duas aeronaves C-99 para a missão. De imediato, seis localidades receberão os pacientes da capital amazonense.
“Vários governadores já se colocaram à disposição para recepcionar pacientes com Covid-19 em seus estados e prontamente reservaram suas estruturas hospitalares para dar o apoio necessário para atender aos pacientes do Amazonas”, disse o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco.
A realocação de pacientes tem o suporte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – responsável pela gestão de hospitais universitários federais espalhados pelo país. A instituição também disponibilizou vagas em suas unidades para receber os pacientes vindos do Amazonas.
A ação da FAB está sendo coordenada pelo Ministério da Defesa para atender ao Ministério da Saúde, e segundo a Força Aérea: “o Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19. A FAB tem atuado na Operação COVID-19, realizando missões de transporte em todo o território nacional, as quais foram intensificadas recentemente.”