Ícone do site Portal Contexto

Ensino domiciliar será tema de ciclo de debates no Senado

domiciliar
Pais professores? Grupo de deputados defendem a educação domiciliar em São Paulo. Foto: Jessica Lewis/Unsplash

Uma proposta que gera polêmica e pede mais debate, e assim, o ensino domiciliar será tema de ciclo de debates na Comissão de Educação do Senado

O requerimento dos senadores Jean Paul Prates (PT-RN), Marcelo Castro (MDB-PI) e Flávio Arns (Podemos-PR) para a realização de um ciclo de debates foi aprovado nesta semana na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Com isso, serão realizadas oito audiências públicas para debater o Projeto de Lei (PL 1338/2022) que propõe a regulamentação da oferta do ensino domiciliar. 

A proposta defendida pelos apoiadores do atual governo gerou polêmica e o senador Jean Paul Prates defende que as políticas educacionais devem conduzir à universalização do atendimento escolar, compreendido como parte inalienável do direito fundamental à educação. “ Ao anular o direito de crianças e adolescentes à educação escolar em benefício do direito dos pais ou responsáveis legais de escolherem o tipo de instrução que será ministrada a seus filhos, a educação domiciliar agride o princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, bem como a liberdade de aprender e o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”, afirma o senador.

O parlamentar lembra ainda que a educação domiciliar promove a desescolarização e agride a Constituição. “O inciso I do art. 208 da CF estabelece que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, da pré-escola ao ensino médio, enquanto os parágrafos 1º, 2º e 3º do art. 208 dispõem que: o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo; o não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente”, explica. 

Confira abaixo os temas e os participantes do ciclo de audiências públicas

1ª Audiência Pública: a relação entre o PL 1338/2022 e o direito fundamental à educação no Brasil

2ª Audiência Pública: o PL 1338/2022, as metas do Plano Nacional de Educação e as prioridades educacionais brasileiras

3ª Audiência Pública: os impactos do PL 1338/2022 nas redes públicas de ensino

4ª Audiência Pública: os impactos do PL 1338/2022 nas redes privadas de ensino

5ª Audiência Pública: o PL 1338/2022, as diretrizes nacionais curriculares, a Base Nacional Comum Curricular e a formação docente

6ª Audiência Pública: os impactos do PL 1338/2022 nas políticas de combate à violência contra crianças e adolescentes

7ª Audiência Pública: análise do PL 1338/2022 no contexto da desigualdade educacional e social brasileira

8ª Audiência Pública: o PL 1338/2022 e a regulamentação do homeschooling no exterior

 

Sair da versão mobile