Ícone do site Portal Contexto

E-commerce no Brasil segue em ritmo acelerado de crescimento

e-commerce

O e-commerce segue em expansão no mercado brasileiro. Ao todo já são 1,3 milhão de lojas online e com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano. Estes dados foram revelados pela pesquisa, realizada pelo BigData Corp. e PayPal Brasil, “Perfil do E-Commerce Brasileiro”.

A pandemia do novo coronavírus forçou a necessidade da digitalização das empresas físicas. Muitos empreendedores já tinham canais de venda online e aproveitaram para fortalecê-los e os que não tinham, tiveram que correr para implementar.

O resultado já pode ser medido, em 2019, 26,93% dos e-commerces eram de pequeno porte e faturaram até R$ 250 mil por ano, hoje eles passaram a representar perto da metade das lojas online (48,06%).

“Para enxergar a presença do pequeno empreendedor no e-commerce brasileiro é preciso avaliar quantos e-commerces não têm sequer um único empregado: pela primeira vez este ano eles são maioria, ou 52,63%. Quando o corte são as lojas online com até 5 empregados, o universo desses pequenos negócios abrange mais de 3/4 do total de comércios eletrônicos” Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp.

Além da expansão acelerada, o e-commerce no Brasil segue amadurecendo: 55,68% já adotam meios eletrônicos de pagamento, o que representa um aumento de 5,4 pontos percentuais em relação ao estudo de 2019. Da mesma forma, mais de 3/4 das lojas online (76,55%) se encontram em uma das 211 plataformas de e-commerce mapeadas, aumento de 2,52 pontos percentuais sobre o resultado de 2019.

A pesquisa

Desde 2014, BigData Corp. e PayPal Brasil monitoram o setor do comércio eletrônico e neste ano as principais descobertas foram:

Sair da versão mobile