Ícone do site Portal Contexto

Diretor da OMS visita o noroeste da Síria

síria
Foto: OMS/Divulgação

O diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, visitou nesta quarta-feira (1) o noroeste da Síria após os terremotos devastadores que atingiram o norte da Síria e o sul da Turquia em 6 de fevereiro de 2023. Dr. Tedros é o primeiro diretor da ONU a entrar no noroeste da Síria desde o início do conflito, há 12 anos.

O Dr. Tedros reuniu-se com os parceiros com os quais a OMS trabalha no noroeste da Síria para fornecer cuidados de saúde essenciais, incluindo cuidados ortopédicos especializados e cuidados pediátricos.

Também nesta quarta-feira, a OMS distribuiu medicamentos, suprimentos e equipamentos adicionais que salvam vidas para três hospitais no noroeste da Síria. Estes são suficientes para mais de 280.000 tratamentos, inclusive para o tratamento de traumas, diabetes e pneumonia, bem como medicamentos anestésicos e suprimentos cirúrgicos vitais. A organização enviou mais de 140 toneladas de suprimentos para o noroeste da Síria, do outro lado da fronteira em Turquia e através das linhas dentro da Síria. Nas primeiras horas após os terremotos, a OMS distribuiu 183 toneladas métricas de suprimentos pré-posicionados no noroeste da Síria de armazéns em Azaz e Idlib para mais de 200 unidades de saúde. 

O Dr. Tedros falou em uma coletiva de imprensa após as visitas, dizendo:

“A OMS está desempenhando seu papel no apoio ao povo sírio, que respondeu de forma incrível com o pouco que tem. A OMS vem entregando remédios, suprimentos e equipamentos essenciais há anos, bem como no dia em que os terremotos aconteceram. E nós iremos faça mais. Mas o povo do noroeste da Síria precisa da assistência da comunidade internacional para se recuperar e reconstruir. Mesmo antes do terremoto, mais de 90% do povo sírio vivia abaixo da linha da pobreza… Apelo à comunidade internacional – governos, filantropias e indivíduos – para cavar fundo para levantar aqueles que estão sofrendo perdas, pobreza e privação inimagináveis. Ao mesmo tempo, apelo aos líderes de ambos os lados do conflito sírio para usar o sofrimento compartilhado desta crise como um plataforma para a paz.”

Em 28 de fevereiro, o Dr. Tedros se reuniu com o Ministro da Saúde da Turquia, profissionais de saúde e outras pessoas afetadas pelo terremoto. No início do mês, ele visitou Aleppo, na Síria, para se encontrar com pessoas e autoridades afetadas.

Sair da versão mobile