Amanhã, 15 de março, será comemorado o Dia do Consumidor, data onde varejistas de alimentos, vestuário e eletrônicos, anunciam seus produtos com promoções de até 50% de desconto. De acordo com Frederike Mette, coordenadora e professora de Administração da ESPM, é preciso saber alguns pontos relevantes sobre a cultura do consumo.
Para a especialista, o desejo de comprar algo não necessariamente está associado a ter ou não um determinado produto e serviço. A necessidade é algo utilitário, caracterizado por um produto que provavelmente será utilizado no dia a dia e que se torna essencial para executar alguma tarefa. Por outro lado, a vontade de compra seria de algo hedônico, que não seja essencial mas que provavelmente deixaria o consumidor mais realizado e feliz. “Compra por impulso é caracterizada por fatores cognitivos, ou características pessoais. Normalmente ela é realizada por pessoas que possam ser mais materialistas ou que gostem de curtir o presente, sem planejar muito o futuro”, afirma.
Para evitar compras compulsivas e um futuro endividamento, a professora separou algumas dicas práticas. “Primeiro, fuja das tentações, o indivíduo deve deletar e-mails, propagandas digitais, anúncios online e páginas de compra e vendas nas redes sociais. A realização de uma compra deve ser feita de forma lenta e racional com a seguinte pergunta ‘isso realmente é necessário?’. Analise a necessidade de comprar tal produto. E, por fim, organize as finanças pessoais, assim o consumidor terá uma noção ampla se a compra está dentro do orçamento, evitando um futuro endividamento”,diz.
A professora indica ainda que o consumidor precisa pesquisar bem se os preços apresentados na promoção realmente refletem ou estão inferiores ao anunciados anteriormente ao período da oferta.