De acordo com BNE, número de currículos cadastrados na plataforma cresceu aproximadamente 123% na comparação com 2022
2023 registrou um aumento na procura por oportunidades de emprego destinadas a pessoas com deficiência (PcD), segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE). Em comparação com o ano anterior, o número de currículos cadastrados na plataforma subiu de 1.759 em 2022 para 3.922 em 2023, representando um crescimento de aproximadamente 123%.
José Tortato, Diretor de Operações do BNE, atribui esse aumento à crescente conscientização sobre a importância da inclusão no local de trabalho. “Empresas de diversos setores têm adotado políticas mais inclusivas, criando um ambiente de trabalho mais equitativo e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, afirma Tortato.
Apesar desses avanços, Tortato destaca que ainda há muito a ser feito. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, estima-se que existam 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, mais da metade são mulheres, totalizando 10,7 milhões.
No entanto, mais de 55% dessas pessoas enfrentam a informalidade no mercado de trabalho, enquanto apenas 26,6% conseguem emprego formal, em comparação com a média nacional de ocupação de 60,7%.