Target é uma gigante americana do comércio varejista. Ela é a segunda maior loja do ramo, ficando atrás apenas do Wallmart.
Seu case ficou muito famoso no ramo de tecnologia por conseguir prever padrões de consumo através de informações captadas – algumas conclusões estão até no livro “O poder do hábito”.
Entendendo como foi possível
Tudo começou em meados de 2012 com a ideia de conseguir antecipar e criar campanhas para mulheres grávidas antes de seus concorrentes. A Target queria captar as clientes antes que elas tivessem o bebê e essa informação se tornasse disponível para a concorrência.
Como primeira etapa desse projeto, a empresa criou uma ação onde suas clientes informavam à loja que estavam grávidas e estimavam a provável data de nascimento. Passaram então a armazenar esses registros de gravidez e quais produtos eram consumidos por essas clientes.
Após um certo tempo analisando e armazenando esses dados foi detectado que existiam alguns padrões. Por exemplo, essas mulheres geralmente compravam produtos com fragrância mais suave ou sem fragrância e alguns tipos de suplemento.
Para revalidar esses padrões, um sistema de automação de marketing começou a criar cupons de desconto para atrair mais mulheres grávidas e ver se o padrão encontrado se mantinha.
Com base em cálculos estatísticos aplicados nesses dados, a empresa conseguiu calcular a probabilidade de uma mulher estar grávida e, inclusive, ter uma estimativa do número de semanas que ela se encontrava.
Como você pode se beneficiar
Ao analisar o case fica perceptível como dados simples, oriundos de uma pesquisa, podem se tornar uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Os pontos principais que devem ser destacados e adaptados à sua realidade são:
Encontre seu padrão de consumo
Independentemente do ramo da sua empresa, é fundamental buscar maneiras de compreender seu público-alvo e direcionar suas decisões estratégicas. Entender os padrões de consumo podem te ajudar a direcionar os investimentos e gerir recursos de forma correta.
Podem te ajudar a saber se existe sazonalidade nas suas vendas e evitar que você contrate novos funcionários nas épocas de baixa, por exemplo.
Depois de algum tempo, também possibilitam que você comece a antecipar esses comportamentos e assim saia na frente de seus concorrentes.
“Primeiro a saber, primeiro a agir”, em livre tradução de algum filme de Hollywood, mas resume exatamente a estratégia!
#Utilize os dados para adaptação
Compreender os padrões do seu negocio podem te ajudar a direcionar campanhas.
De nada adiantaria a Target conseguir descobrir as mulheres que estavam grávidas se eles não aproveitassem isso. Eles adaptaram muitos de seus processos de venda para se adequar e atender ao púbico alvo da análise (grávidas).
Utilize suas informações coletadas e adapte seus e campanhas para a realidade atual ou futura seu público alvo.
E você, já consegue entender os padrões da sua empresa? Comece a agir.
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