A Conmebol confirmou a suspensão da partida previsto pelas Eliminatórias da Copa do Mundo
Por quebra de regras sanitárias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) paralisou a partida entre Brasil e Argentina válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A decisão foi tomada porque quatro jogadores argentinos entraram em campo quebrando o protocolo de isolamento determinado pela agência.
Os nomes dos jogadores não foram informados e a Anvisa informou que estes teriam descumprido as regras sanitárias brasileiras que obrigam “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”.
Em nota, a Anvisa informou que “após reunião com as autoridades em saúde, confirmou-se, após consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos, que os atletas descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021”.
Considerando a situação como “risco sanitário grave”, a agência recomendou às autoridades a determinar a quarentena imediata dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e “devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”.
Logo depois, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou a paralisação da partida pelas redes sociais:
“Por decisão do árbitro da partida, o encontro organizado pela FIFA entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo está suspenso. O árbitro e a comissão da partida enviarão um relatório ao Comitê Disciplinar da FIFA, que determinará as etapas a serem seguidas. Esses procedimentos obedecem estritamente aos regulamentos atuais. As eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da FIFA. Todas as decisões relativas à sua organização e desenvolvimento são da competência exclusiva daquela instituição.”
Com 21 pontos, o Brasil é o líder das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
*Com informações da Agência Brasil