Ícone do site Portal Contexto

5 atletas que obtiveram sucesso em mais de uma modalidade

campeão
Foto de Artem Podrez: https://www.pexels.com/pt-br/foto/lutador-combatente-segurando-holding-6253308/

Conquistar uma medalha olímpica, levantar o troféu de um campeonato mundial, ser reconhecido como o melhor do planeta na sua modalidade ou mesmo estar entre os principais competidores de um grande torneio. Qualquer uma dessas opções já é algo que somente um grupo seleto de pessoas consegue alcançar. Mas, para alguns atletas, isso pode ser possível mais de uma vez e em diferentes esportes.

Ronda Rousey – Judô e MMA

Uma lenda no mundo das lutas, a norte-americana ganhou fama internacional ao se tornar dona do cinturão do peso galo feminino do Ultimate Fighting Championship (UFC), a maior franquia do mundo de MMA (artes marciais mistas, na sigla em inglês) na atualidade. Mas o que poucos sabem é que antes disso ela brilhou em outro tipo de arena de combate, mais precisamente nos tatames.

Vinda do judô, Ronda disputou dois Jogos Olímpicos (Atenas-2004 e Pequim-2008), tendo se tornado a primeira mulher dos Estados Unidos a faturar uma medalha olímpica na modalidade ao conquistar o bronze na China. Um ano antes, havia sido campeã dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Em 2010, foi para o MMA e, antes de migrar para o UFC, se sagrou a última campeã feminina do peso galo do Strikeforce. Atualmente, ela é uma das estrelas do evento de luta livre World Wrestling Entertainment (WWE).

Alessandro Zanardi – Automobilismo e Paraciclismo

Um dos maiores casos de sucesso e superação da história do esporte é o do atleta italiano Alessandro Zanardi. Bicampeão da CART (antigo braço da Fórmula Indy) em 1997 e 1998, ele também correu na Fórmula 1 de 1991 a 1994 (por Jordan, Minardi e Lotus) e em 1999 (Williams), mas sem o mesmo brilho.

Se despediu da categoria após não marcar nenhum ponto e abandonar dez das 16 corridas daquele ano. Segundo ele, sua maior decepção foi não ter concedido a Frank Williams, então dono do time e falecido em 2021, o sucesso esperado da parceria.

Foi então, dois anos depois, que sua vida mudou após sofrer um acidente pela Indy que lhe obrigou a amputar as pernas acima do joelho. Em 2007, passou a praticar o paraciclismo e logo de cara conquistou o quarto lugar na Maratona de Nova York. Depois, fez história ao ganhar seis medalhas paralímpicas, dois ouros e uma prata tanto nos Jogos de Londres-2012 quanto no Rio-2016, um recorde na modalidade.

Gustavo Kuerten – Tênis e Poker

Image by Cynthiamcastro from Pixabay

Tricampeão de Roland Garros e tenista número 1 do mundo por 43 semanas, Guga pendurou as raquetes em 2008 devido a problemas físicos que encurtaram sua carreira. Pouco tempo depois, o catarinense, também praticante de surfe, se aventurou nos jogos de cartas, participando de grandes competições dentro e fora do país.

Em 2011, ele foi um dos 1.600 participantes do Poker Caribbean Adventure, evento disputado nas Bahamas, e terminou no 197º lugar, sendo eliminado apenas no segundo dia de competições. No mesmo ano, Kuerten chegou a faturar US$ 15 mil na etapa de Balneário Camboriú do Brazilian Series Of Poker (BSOP). Já em 2018, ele foi finalista do King Series of Pokers (KSOP), também na cidade do litoral de Santa Catarina, e terminou na quinta colocação.

Além dos campeonatos presenciais, Guga também é adepto dos jogos e eventos online da modalidade, um mercado em constante crescimento e impulsionado por plataformas como o PokerStars, que atrai milhões de jogadores profissionais e amadores em todo o mundo, de anônimos a celebridades, e sites como Steam e Itch, bastante utilizados para jogos na internet.

Fabien Barthez – Futebol e Automobilismo

Carrasco da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo, o goleiro francês foi campeão mundial pelo seu país em 1998, jogando em casa, e ficou com o vice em 2006, na Alemanha. Anos antes, havia se tornado o goleiro mais jovem até então a vencer a Liga dos Campeões da Europa, em 1992/93, pelo Olympique de Marselha.

Aposentado do futebol em 2006, Barthez migrou para as pistas dois anos depois. Em 2013, foi campeão nacional de Grand Turismo ao lado do compatriota Morgan Moullin-Traffort. Barthez também já disputou quatro vezes as 24 Horas de Le Mans, uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial.

Lottie Dod – Tênis, Hóquei na Grama, Golfe e Arco e Flecha

Charlotte “Lottie” Dod fez sucesso não apenas em uma, duas ou três, mas em quatro modalidades esportivas diferentes. Com apenas 15 anos de idade, ela levantou o primeiro dos seus cinco troféus de simples no torneio de Wimbledon, sendo até hoje a mais jovem tenista a faturar o título do Grand Slam britânico.

Depois disso, ela defendeu a seleção inglesa de hóquei sobre a grama e foi campeã do maior torneio de golfe feminino da Europa na Era Amadora, o British Ladies Amateur Golf Championship. Se não bastasse isso tudo, Lottie Dod também foi medalhista de prata no arco e flecha nos Jogos Olímpicos de Londres-1908.

 

Sair da versão mobile