Lançado na última semana, durante a 41ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, a ferramenta deve ser implementada nos consultórios nos próximos meses
A tecnologia vem revolucionando diversas áreas e a psiquiatria não fica atrás. Com a inteligência artificial (IA), por exemplo, surgem novas ferramentas para melhorar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes. Um exemplo é o XP Doctor, lançado durante o XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em Brasília pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Associação Psiquiátrica de Brasília, APBr, entre 23 e 26 de outubro.
Trata-se de uma plataforma digital que visa transformar o atendimento psiquiátrico no país. Segundo a médica psiquiatra e presidente da APBr, Renata Figueiredo, o recurso representa uma inovação essencial para a modernização da psiquiatria, oferecendo diagnósticos mais precisos e acompanhamentos contínuos e personalizados. “O XP Doctor irá facilitar a prática psiquiátrica e ampliar o acesso a tratamentos de qualidade em todas as regiões do Brasil,” destaca Figueiredo.
Com previsão de lançamento inicial em Brasília e outras capitais, o XP Doctor foi projetado para auxiliar psiquiatras no desenvolvimento de tratamentos eficazes, reduzindo riscos de recaída e aumentando a segurança do atendimento, como explica o diretor técnico da plataforma, Anderson Gobbi. Ele ressalta que o aplicativo inclui ferramentas tecnológicas inovadoras e que a versão futura, o XP Doctor IA, integrará inteligência artificial para personalizar ainda mais o atendimento psiquiátrico, possibilitando uma gestão ainda mais eficiente dos tratamentos.
Inovação e parcerias tecnológicas: IA e realidade virtual
Um dos destaques do Congresso foi a parceria com a Microsoft, que apresentou o impacto da inteligência artificial (IA) na medicina. Representantes da empresa compartilharam insights sobre o uso do Microsoft Azure para telemedicina e gestão de dados clínicos. Eles também discutiram o uso de assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, que tem ajudado pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a organizarem suas rotinas diárias e tarefas importantes.
Outro avanço destacado foi o uso de realidade virtual em terapias para transtornos de ansiedade e fobias. Ambientes virtuais controlados têm demonstrado eficácia terapêutica ao ajudar os pacientes a enfrentar medos, fortalecendo a confiança para lidar com situações do cotidiano. Gobbi frisou que “essas tecnologias permitem uma experiência segura e imersiva que aumenta a eficácia do tratamento e promove a saúde mental”.
Aplicativos de saúde mental e o papel da IA na informação digital
Os aplicativos de saúde mental, que oferecem monitoramento de humor, exercícios de relaxamento e suporte psicológico, também foram apontados durante o XLI CBP, como uma solução valiosa para o tratamento de condições como depressão e transtornos alimentares. Além disso, discutiu-se o uso da IA na formação médica e na qualificação de informações nas redes sociais, destacando o fenômeno do “efeito Mandela”, onde a distorção coletiva de informações pode afetar a saúde mental.
“O XP Doctor surge, portanto, como uma resposta moderna e ética ao desafio de proporcionar atendimento psiquiátrico mais acessível, preciso e eficaz”, pontua Gobbi. Ele conclui que “a plataforma, recém lançada, vai apoiar a saúde mental dos brasileiros com um compromisso de inovação e qualidade”.