Ícone do site Portal Contexto

Verão combina com vinho? Com certeza!

verão
Foto: Divulgação

Na estação mais esperada do ano, o verão, sommelière da Wine ensina a harmonizar vinhos com frutas, picolés, frutos do mar e outros

O Verão começou oficialmente nesta quarta-feira (21). A estação do ano em que os dias são mais longos que as noites, as temperaturas ficam nas alturas e tudo que buscamos é a leveza nas roupas, nos alimentos e por que não nos brindes?

Para você que é apaixonado ou apaixonada por vinho e quer fazer bonito para se refrescar, a especialista Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, preparou dicas fresquinhas e saborosas para você curtir o Verão.

As borbulhas são festivas e propõem alegria cada vez que uma garrafa é aberta. Para não ficar de fora das comemorações, aposte no mais novo lançamento desse verão, a linha de Espumantes Ballade, desenvolvida numa parceria exclusiva entre Wine e Miolo. A versão Rosé Brut traz a uva Grenache com nuances de frutas vermelhas intensas e muita cremosidade, que também pode compor um drink fácil ao acrescentar um picolé na taça. “A dica é brincar com os sabores nas combinações. Um picolé de maracujá traz toques cítricos e tropicais que são a cara da estação e ficam super gostosos com os toques de morango, cereja e framboesa do espumante”, revela Marina.

Os paladares mais adocicados também são contemplados pela linha Ballade, com o Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2022 que pode acompanhar desde aperitivos salgados e picantes pelo contraste ou harmonizar por similaridade com sobremesas. “Na taça, ele fica lindo na companhia de frutas, como morango, kiwi, manga, limão siciliano e algumas folhas de hortelã para complementar o frescor”, sugere a sommelière.

Nessa lista não poderia faltar aquele rosé que já encanta no visual, o Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Rosado 2020 ganha destaque com sua tonalidade rosa bem delicada e com seus aromas frutados e florais que convidam a um brinde delicioso e cheio de sabor. “Para harmonizar dê preferência aos frutos do mar numa moqueca e até no famoso acarajé. E se você é do time dos drinks, uma caipirinha de frutas vermelhas fica perfeita substituindo a cachaça pelo vinho”, diz Marina.

Quem não abre mão do vinho tinto, pode apostar nos mais leves e com menor teor alcoólico, que podem ser apreciados mais geladinhos, por volta dos 15 °C, como o Garriguette Tinto com um tartar de mignon ou kibe de forno. “Ele também faz bonito quando combinado com frutas e tônica, numa sangria refrescante”, conta.

 

Sair da versão mobile