Ícone do site Portal Contexto

Vai de Graça: lazer em Brasília com transporte gratuito e entrada liberada no Zoológico e Jardim Botânico


O Zoológico de Brasília passa a ter entrada gratuita aos domingos, dia em que é atendido por 13 de linhas de ônibus e que também terá gratuidade no transporte público | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Domingos e feriados garantem acesso gratuito aos dois espaços e linhas exclusivas de transporte público no Distrito Federal

A população do Distrito Federal agora pode aproveitar o melhor do lazer em Brasília com mais inclusão e facilidade. A partir deste domingo (30), entra em vigor o programa Lazer Para Todos, que garante entrada gratuita no Zoológico de Brasília e no Jardim Botânico aos domingos e feriados. A iniciativa foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha durante as comemorações dos 65 anos de Brasília e publicada no Diário Oficial do DF.

Além da gratuidade nas entradas, o acesso aos dois pontos turísticos também é facilitado: o programa Vai de Graça, que libera o uso do transporte público aos domingos e feriados, está em vigor e abrange ônibus, metrô, BRT e zebrinhas.

Inclusão e educação ambiental com transporte acessível

“Nosso objetivo é ampliar ainda mais o acesso da população a estes dois espaços importantíssimos para o lazer e a causa ambiental. Com a gratuidade, tornamos esse acesso mais democrático”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

Com horários estendidos, o Zoológico abre das 8h30 às 17h e o Jardim Botânico, das 9h às 17h (com entrada até 16h30). Ambos são atendidos por linhas específicas aos domingos.

🚌 Linhas que atendem o Jardim Botânico aos domingos:

🚌 Linhas que atendem o Zoológico aos domingos:

🗓️ Feriados com entrada gratuita

A gratuidade vale aos domingos e nos seguintes feriados:

O GDF poderá estender a gratuidade para outras datas especiais. A gestão do programa Lazer Para Todos será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), Jardim Botânico de Brasília e Zoológico de Brasília.

Conheça os espaços

🐾 Zoológico de Brasília
Inaugurado em 1957, é a primeira instituição ambientalista do DF. Abriga cerca de 600 animais de 180 espécies, com foco em educação ambiental, conservação da fauna e pesquisa científica. Conta com museu, borboletário, áreas de piquenique e playground.

🌿 Jardim Botânico de Brasília
Criado em 1985, é referência em preservação do Cerrado, com trilhas ecológicas, jardins temáticos e espaços educativos. Um verdadeiro refúgio verde no coração da capital federal.

 

 

 

 

Sair da versão mobile